XXIV Congresso Nacional de Criminalística

Mostra de Fotografia Forense


Normas

A comissão organizadora do XXIV Congresso Nacional de Criminalística, VII Congresso Internacional de Perícia Criminal e XXIV Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística anuncia a realização de Mostra de Fotografia Forense.

A mostra será composta por imagens, submetidas pelos inscritos no Congresso, captadas durante a realização de seus exames periciais. Para participar, o inscrito no Congresso deverá submeter a fotografia, de acordo com as normas abaixo descritas.

As imagens serão avaliadas por um corpo técnico e a melhor foto será premiada.

O objetivo do concurso é fomentar um olhar crítico sobre a temática do Local de Crime, valorizando a Fotografia Forense enquanto ferramenta de robustez à prova técnica. Além disso, tem como finalidade promover e compartilhar os diferentes olhares do Perito na árdua tarefa de registrar vestígios de um crime.

1. DA DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO E PERÍODO DE INSCRIÇÃO

1.1. A presente Mostra destina-se a eleger as 30 (trinta) imagens enviadas que melhor ilustrem a perícia criminal, as quais serão expostas em Mostra durante a realização do Congresso.

1.2. Data limite para submissão das imagens: 18/09/2017

1.3. Data prevista para resultado da avaliação: 25/09/2017

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

2.1. Fica determinado que cada participante, devidamente inscrito e partícipe do Congresso, poderá realizar o envio de até 02 (duas) fotografias.

2.2. As fotografias enviadas estarão automaticamente inscritas no concurso e cientes do consentimento e aceitação de normas de participação, conforme este regulamento.

2.3. As fotografias enviadas deverão ser de autoria do próprio participante e não poderão conter elementos que identifiquem indivíduo ou ofendam ao nome ou à moral de qualquer pessoa.

2.4. Os participantes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.

2.5. Os autores das imagens apresentadas autorizam a sua eventual utilização pelos organizadores do concurso, em ações de divulgação quer em formato de catálogo, quer em vídeos ou em outros meios promocionais.

2.6. Serão automaticamente desclassificadas as fotografias que fizerem referências desonrosas a pessoas, locais, obras culturais ou quaisquer outras protegidas por direitos autorais.

2.7. Igualmente, as fotografias que demonstrarem qualquer tipo de discriminação por conta de religião, política, raça, cor, sexo, nacionalidade ou origem étnica, serão imediatamente desclassificadas.

2.8. Na hipótese de recebimento de duas ou mais fotografias idênticas ou significativamente similares, análogas e/ou que de qualquer forma possam ser interpretadas como cópia ou reprodução, total ou parcial, quando encaminhadas por participante distinto, ambas serão automaticamente desclassificadas.

2.9. Todas as fotografias recebidas serão previamente analisadas por equipe especializada e caso estejam de acordo com as condições de participação aqui estabelecidas, as 30 (trinta) melhores serão expostas em galeria do evento, durante a realização do Congresso.

2.10. A comissão julgadora verificará a conformidade formal e substantiva das fotografias de acordo com o presente regulamento, apreciando a qualidade técnica (originalidade, criatividade, cores, composição, mensagem transmitida pelo fotógrafo), bem como o seu enquadramento no tema.

2.11. A organização do concurso reserva-se o direito de divulgar, utilizar e reproduzir livremente as fotografias apresentadas a concurso, salvaguardando sempre a respectiva autoria.

3. DAS ESPECIFICAÇÕES PARA SUBMISSÃO DO ARQUIVO

3.1. Serão aceitas fotografias exclusivamente no formato “.jpg”.

3.2 As fotos devem ter resolução de 300 dpi, com tamanho máximo do arquivo de 8 megabytes.

3.2. As fotografias devem ser a cores e o espaço de cor deve ser RGB ou SRGB.

3.3. No ato da inscrição, em formulário específico, cada fotografia deve ser identificada com o nome do participante, cidade, estado e instituição de origem, bem como uma breve descrição da ocorrência atendida.

3.4 As fotografias serão submetidas através da área de TRABALHOS presente na Área do Congressista.

4. PREMIAÇÃO

4.1. O resultado da avaliação das 30 (trinta) fotografias selecionadas para a mostra será divulgado no site do evento, com data prevista em 26/09/2017.

4.2. Durante a mostra, as 30 (trinta) fotografias selecionadas serão avaliadas por uma comissão julgadora e a fotografia vencedora será revelada na cerimônia de encerramento.

4.3. O respectivo autor vencedor será premiado com o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

4.4. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

Informações adicionais podem ser obtidas na secretaria do evento ou por meio do contato floripaforense2017@attitudepromo.com.br ou através do telefone (48) 3047-7600.