15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Regulamento para inscrição e apresentação dos temas livres


Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.


1. DO PRAZO
A data limite e improrrogável para o envio dos resumos é o dia 7 de agosto de 2019 até às 12h. Após esta data as inscrições de temas livres serão consideradas encerradas.

 

2. DA PREMIAÇÃO

Pôsteres Impressos

1º lugar: R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais)

2º lugar: R$ 1.000,00 (Um mil reais)

Apresentações Orais

1º lugar: R$ 2.000,00 (Dois mil reais)

2º lugar: R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais)

 

3. DO RECEBIMENTO DO PRÊMIO

No momento da premiação dos melhores trabalhos, os autores receberão apenas o certificado. O prêmio em dinheiro estará vinculado ao recebimento da Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica do trabalho completo para publicação, inclusive o termo de cessão dos direitos autorais, necessário à sequência ao processo editorial para a publicação. A forma de autorga do prêmio em dinheiro será por depósito em conta corrente ou cheque retirado na sede da SBCM, na cidade de São Paulo, e assinatura de recibo.

 

4. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

  • Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;

  • Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;

  • Delineamento e Métodos: indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico etc.).

  • Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.

  • Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.

Em se tratando de trabalho na modalidade RELATO DE CASO, no local de DELINEAMENTO/MÉTODOS E RESULTADOS, deverá vir a descrição do CASO.

 

4.1. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”.

  • Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.

  • Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.

  • Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição aonde o trabalho foi desenvolvido.

 

4.2. DO ENVIO

Os Resumos dos Pôsteres deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

As informações sobre co-autores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio.

As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato ABNT.

A decisão pela apresentação no formato pôster ou apresentação oral compete exclusivamente à Comissão Científica de Trabalhos, decisão esta considerada irrevogável.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

O autor-relator deve estar inscrito no congresso e será o responsável em cadastrar o resumo e poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo SEIS autores (UM autor-relator e CINCO coautores).

ATENÇÃO: NÃO será permitida a inclusão de novos co-autores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.

 

4.3 DATAS IMPORTANTES

RECEBIMENTO DOS RESUMOS

De 13/fev a 07/Ago às 12h

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

02 de Setembro

RECEBIMENTO DOS E-PÔSTERES

De 03 a 16/Set

 

IMPORTANTE: não serão aceitos e-pôsteres após a data limite e resumos cujo trabalho final não seja enviado serão automaticamente negativados.

 

5. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo: Revisão e Avaliação: Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;

  • Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;

  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;

  • Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.

 

6. DA CONFECÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO, IMPRESSO E APRESENTAÇÃO ORAL (APÓS A AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RESUMOS)

6.1 FORMATAÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO

Com o objetivo de transformar o processo de apresentação dos temas livres no formato e-pôster, estamos descrevendo abaixo algumas orientações importantes para envio de seu trabalho no formato final de apresentação. Por favor leia atentamente estas informações:

  • O e-pôster deverá ser auto-explicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução / Justificativa / Fundamentação, Objetivos, Delineamento / Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões / Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas da ABNT) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal.

  • Seu e-pôster deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE no formato PDF e somente através do link disponível nesta página.

  • O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

  • Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio (máximo 5MB).

  • O formato de sua apresentação deverá seguir as seguintes medidas: 25,4x19,05cm (ou opção de apresentação: Apresentação na tela 4:3 caso esteja utilizando Power Point para fazer seu e-pôster).

  • Sua apresentação poderá ter no máximo 3 páginas (slides).

  • O uso de tabelas e gráficos é permitido no arquivo final de apresentação.

  • Utilize negrito nas letras, evite o itálico.

  • Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.

  • Os e-pôsteres que forem desenvolvidos em Power Point deverão ser salvos em formato PDF antes de seu envio. O SISTEMA NÃO ACEITARÁ ARQUIVOS EM OUTRO FORMATO.

Obs: A entrega em prazo hábil para apresentação é de responsabilidade do apresentador (autor ou co-autor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido.

Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento a pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio. É sugerido a todos os autores que declarem se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição na qual foi desenvolvido.

 

6.2 FORMATAÇÃO DOS PÔSTERES IMPRESSOS

Cento e vinte e cinco (125) trabalhos serão selecionados para apresentação em formato de pôster impresso, além daquele em e-pôster, seguindo a seguinte formatação: (Não é necessário o envio do arquivo do pôster impresso, apenas do e-pôster)

  • O pôster deverá ser autoexplicativo, obedecendo à dimensão total de 0,90cm de largura x 1,20m de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão definido será comprometido a sua avaliação, podendo não ser afixado).

  • Os painéis deverão apresentar letras visíveis a uma distância de 2 metros.

  • Será de responsabilidade do apresentador a colocação e retirada do pôster no local de exposição, bem como pelos materiais para fixação de seu trabalho no espaço designado pela Comissão Organizadora e obedecendo a numeração que será divulgada no site do evento. Os Trabalhos não retirados ao final do evento serão destruídos.

  • Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.

  • A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto.

  • ESTRUTURA DOS PÔSTERES: Introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados, Conclusão e Bibliografia utilizada.

  • FIXAÇÃO E APRESENTAÇÃO: Os painéis ficarão expostos durante todo o congresso, devendo ser afixados no primeiro dia e retirados no último, após a visitação dos avaliadores. Os autores deverão permanecer no local durante o turno em que o trabalho será avaliado, o qual será informado com antecedência na página do Congresso.

 

6.3 FORMATAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL

Os 10 melhores trabalhos considerados pela comissão de temas livres serão apresentados na forma oral. A apresentação oral deverá ser editada através do software PowerPoint® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes. O tempo máximo de apresentação será de 8 minutos, incluindo apresentação do autor.

Os trabalhos serão analisados e julgados segundo os seguintes critérios:

  • Originalidade;

  • Metodologia;

  • Apresentação;

  • Objetividade;

  • Organização;

  • Referências bibliográficas;

  • Respeito ao tempo de apresentação estipulado;

  • Postura, didática, recursos e estratégias.

A infra-estrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.

A organização do congresso não se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e outros gastos dos autores e/ou relatores dos resumos aceitos, bem como não fornecerá material áudio-visual para a apresentação dos pôsteres.

 

7. DA PUBLICAÇÃO

Todos os trabalhos, apresentação oral e pôsteres, que forem selecionados, poderão ser submetidos à avaliação do Conselho Editorial da Revista da SBCM para publicação desde que, obrigatoriamente, sejam enviados também na forma completa de acordo com as normas da Revista. (www.sbcm.org.br).

 

8. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso dez dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.
 

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