15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

I GincaMed


A Sociedade Brasileira de Clínica Médica irá promover durante o 15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica, a “I GINCAMED”, uma competição entre os congressistas cujo objetivo é mobilizar os participantes para compartilhamento do conhecimento e das habilidades no atendimento do médico clínico.

 

REGULAMENTO

Art. 1º. Este regulamento estabelece as regras para participação, seleção e premiação dos participantes inscritos na I GINCAMED.

I - OBJETIVOS

Art. 2º. A I GINCAMED é uma competição entre os participantes do 15° CBCM, promovida pela SBCM, e ocorrerá durante o Congresso, e objetiva:

a) Testar as habilidades dos participantes em simulações-testes em Emergências Clínicas (teórica e prática);

b) Capacitar, desenvolver e aprimorar as habilidades e os conhecimentos médicos na especialidade de clínica médica;

c) Promover um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de competências dos congressistas a fim de contribuir para uma melhor formação e relação interpessoal.

II - REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Art. 3º. Poderão participar da I GINCAMED os congressistas regularmente inscritos no 15° CBCM, podendo ser acadêmicos de medicina, médicos residentes ou médicos especialistas.

III - INSCRIÇÕES

Art. 4º. O processo de inscrição na I GINCAMED será realizado através do site do 15° CBCM e a participação será gratuita.

a) A inscrição será por equipe, e cada equipe será constituída por um grupo de 10 a 15 participantes.

b) A equipe deverá selecionar um representante. Este representante será responsável pela inscrição do grupo no site e contato com a Comissão da I GINCAMED.

c) Cada equipe deverá escolher um nome simbólico para representá-la. O nome deve ser relacionado à Clínica Médica. Sejam criativos!

c) A data limite para as inscrições das equipes será dia 02 de setembro de 2019. Este prazo não será prorrogado.

IV – DA COMPETIÇÃO

Art. 5º. A competição será composta por cinco etapas, cada uma com diferentes atividades, que somarão uma pontuação/nota, sendo:

I - Estação 1 – Valendo 20 pontos / Semiologia

II - Estação 2 – Valendo 20 pontos / Situação Problema

III - Estação 3 – Valendo 20 pontos / Atendendo uma Emergência

IV – Estação 4 – Valendo 20 pontos / Interpretação de Exames

V – Estação 5 – Valendo 20 pontos / Miscelânea

V - CRONOGRAMA DA COMPETIÇÃO

Art. 6º. O cronograma geral da I GINCAMED obedecerá aos seguintes períodos:

a) Inscrições: as inscrições estarão abertas por tempo determinado, podendo o participante se inscrever somente no prazo estipulado e divulgado pelos organizadores.

b) A competição será nos dias 03 e 04 de outubro, no local de realização do 15° CBCM, e ocorrerá nos intervalos das atividades regulares do congresso.

VI - CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

Art. 7º. Para pontuar na competição, a equipe deverá participar das etapas descritas no Art. 5º.

Parágrafo 1º. A SBCM se reserva o direito de incluir a qualquer tempo novas modalidades de participação ou excluir alguma já existente, buscando oferecer aos participantes o maior número de possibilidades e novas formas de aprendizado.

Parágrafo 2º. Qualquer alteração que venha a ser realizada nas modalidades e no regulamento será disponibilizada a todos os participantes através do sistema de audiovisual do evento, de forma que todos tenham acesso, inexistindo situação em que alguém possa ser privilegiado.

Parágrafo 3º. A pontuação alcançada pela equipe será proporcional ao desempenho em cada etapa, sendo 20 a nota máxima por estação, e será cumulativa, totalizando  o máximo 100 pontos.

VII - CLASSIFICAÇÃO POR NÍVEL

Art. 8º. A pontuação de cada equipe será indicada por um placar, e determinará sua classificação na competição.

Parágrafo 1º. Após cada etapa da competição, as pontuações alcançadas pelas equipes serão atualizadas para a composição do ranking.

Parágrafo 2º. Os níveis estão classificados obedecendo ao número de atividades e jogos, escolhidos com a seguinte composição e critérios:

I - Estação 1– Valendo 20 pontos / Semiologia

II - Estação 2 – Valendo 20 pontos / Situação Problema

III - Estação 3 – Valendo 20 pontos / Atendendo uma emergência

IV – Estação 4 – Valendo 20 pontos / Interpretação de Exames

V – Estação 5 – Valendo 20 pontos / Miscelânea

VIII – CERTIFICADOS

Art. 9º. Todos os participantes da gincana receberão um certificado de participação na I GINCAMED.

IX - CRITÉRIOS PARA DISTRIBUIÇÃO DOS PRÊMIOS

Art. 10º. Prêmios serão atribuídos ao 1° lugar, 2º lugar e 3º lugar:

Parágrafo 1 – Primeiro Lugar:

a) Inscrição cortesia para o 16° CBCM que será realizado em outubro de 2021 (uma inscrição para cada integrante da equipe vencedora).

b) Medalha

Parágrafo 2 – Segundo Lugar:

a) Em definição

b) Medalha

Parágrafo 3 – Terceiro Lugar:

a) Medalha

X - CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 11º. Em caso de empate entre as equipes, serão adotados os seguintes critérios de desempate (nesta ordem):

a) Maior pontuação na etapa 1.

b) Maior pontuação na etapa 4.

Parágrafo Único: se após a adoção desses critérios houver persistência do empate, o desempate será definido pelos organizadores da I GINCAMED.

XI - PENALIDADES

Art. 12º Será desclassificada toda e qualquer equipe que invadir ou violar o sistema da “I GINCAMED” ou, de qualquer forma, adulterar resultados da competição.

Art. 13º Serão desclassificadas também as equipes que agirem de forma inadequada, irresponsável, desrespeitosa ou antiética.

Parágrafo único: Os mesmos critérios serão adotados para as torcidas.

Art .14º É obrigatória a participação das equipes em todas as atividades. No caso de ausência de algum dos participantes em quaisquer das atividades programadas, a equipe será desclassificada.

Parágrafo único: Não é permitida a substituição de competidores, a não ser por justificativa de grau maior (a ser avaliada pelos organizadores).

XII - DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 15º. As regras de pontuação aqui expostas poderão ser alteradas pela SBCM e Comissão Organizadora a qualquer momento e, nesses casos, serão previamente informadas aos participantes.

Art. 16º. Apesar de toda a comunicação oficial ocorrer por correio eletrônico ou no site do 15° CBCM, em casos excepcionais a coordenação poderá utilizar outro meio de comunicação.

Art. 17º. A previsão de entrega de todos os prêmios é de até 90 (noventa) dias corridos após o encerramento do Congresso.

Art. 18º. As condutas e os protocolos serão baseados no Tratado de Clínica Médica, de autoria de Antonio Carlos Lopez e colaboradores, sendo sugerida a última edição publicada.

Art. 19º. Os coordenadores e avaliadores serão convidados pela SBCM, sendo todas as decisões soberanas e irrecorríveis.

Art. 20º Este regulamento constitui o documento oficial da I GINCAMED, competição nacional para todos os fins e efeitos de direito. Caso verificadas divergências entre informações constantes, nos manuais, nos regulamentos específicos ou no plano promocional, prevalecerá o estipulado neste regulamento.
 

CLIQUE AQUI PARA INSCREVER A SUA EQUIPE