15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PROGRAMA “ROADMAP” DE REDUÇÃO DE MORTALIDADE POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES DA FEDERAÇÃO MUNDIAL DE CARDIOLOGIA: ANÁLISE SITUACIONAL NO BRASIL: TABAGISMO

Fundamentação/Introdução

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis pelas maiores taxas de morbimortalidade e custos em saúde globalmente e, dentre estas, as doenças cardiovasculares constituem a primeira causa de óbitos. As taxas de mortalidade têm diminuído na maioria dos países nas últimas décadas, mas esse declínio tem sido menor nos países em desenvolvimento. A Federação Mundial de Cardiologia (WHF) está engajada em garantir os objetivos da Organização Mundial de Saúde, aprovados pela Assembleia Mundial da Saúde em 2011, com objetivo primário de reduzir a mortalidade prematura em 25% até 2025 (Programa 25X25: tabagismo, hipertensão arterial e prevenção secundária). Para a implementação de ações customizadas em cada país, torna-se necessária a realização da análise situacional referente ao Tabagismo, a qual inclui: estimar a carga tabágica (número de cigarros/dia e tempo de uso); estimar o grau de dependência e propor estratégias de intervenção para reduzir o consumo visando à cessação do tabagismo.

Objetivos

Identificar a experiência dos tabagistas diante de tentativas frustradas de parar de fumar e estabelecer estratégias para reduzir as doenças cardiovasculares associadas ao tabagismo.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional transversal com amostra aleatória de 300 adultos cadastrados nas Unidades de Saúde com Estratégia e Saúde da Família da Supervisão Técnica de Saúde da Capela do Socorro (2866 famílias cadastradas, 10.127 habitantes, Idade média 40 anos, 1468 homens e 1880 mulheres). Após apresentação do projeto foi realizado o diagnóstico de saúde das famílias assistidas, por meio dos dados apresentados pelo Sistema de Informação de Atenção Básica. A determinação da carga tabágica, do acesso a serviços de suporte à cessação do tabagismo e estimativas de taxas de sucesso foram avaliados nas entrevistas aos domicílios visitados pelas equipes do ESF.

Resultados

300 indivíduos, 38,8% homens; 55,3% da amostra entre 30-65 anos. Foram encontrados 16,5 % de tabagistas e 57,5% nunca fumaram. 78% dos fumantes já tentaram parar de fumar sendo que apenas 25% tiveram sucesso. Apenas 20% tentaram procurar um serviço especializado e desses 64% tiveram acesso a atendimento. 35,2% dos fumantes relataram que o gasto mensal com cigarros tem impacto na renda familiar, 88,2 % dos fumantes declararam conhecer os riscos do tabagismo.

Conclusões/Considerações finais

Observamos, neste estudo piloto baixa procura por serviço especializado, não utilização de medicações para cessação do tabagismo e baixa taxa de sucesso. Com base nestes resultados associados à análise qualitativa (em andamento) serão planejadas e implementadas ações para redução do ônus do tabagismo em saúde cardiovascular.

Palavras-chave

ROADMAP; Tecnologia; Doenças cardiovasculares; Tabagismo; Mortalidade.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Militar de Área de São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade de Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Cauê Sauer, Cauê Sauer, Caroline Valerio Spozati, Caroline Valerio Spozati, Luísa Gouveia Alves Moraes, Luísa Gouveia Alves Moraes, Antônio Carlos Lopes, Antônio Carlos Lopes, Álvaro Avezum, Álvaro Avezum