15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Casos de dengue na cidade de São Paulo nos anos de 2010 -2017

Fundamentação/Introdução


A dengue tornou-se um problema de saúde pública nos últimos anos, e a cidade de São Paulo tem sido uma das mais afetadas, devido à adaptação do A.aegypti ao ambiente urbano e à dificuldade de combater o vetor. Por isso é fundamental para se prevenir novas epidemias, conhecer a dinâmica da doença.

Objetivos

.

Delineamento e Métodos


Foi feito um estudo populacional longitudinal, usando dados do Centro de Gerenciamento de Emergência e do Centro de Vigilância Epidemiológica da Cidade de São Paulo entre os anos de 2010 até maio de 2017.Comparou-se o número de casos autóctones e importados,e o número de casos autóctones em todas as regiões da cidade com os respectivos índices pluviométricos.

Resultados


Percebeu-se um padrão na distribuição da dengue na cidade, demonstrando uma redução entre 2010-2012 e a partir de então, observou-se um aumento significativo.
Devido ao comportamento da doença no período,percebeu-se que a chuva não foi um fator que determinou diretamente o aumento do número de casos,mas sim a adaptação do mosquito à diversas qualidades de água; e também, a grande oferta de criadouros devido à estocagem inadequada e acúmulo de água em residências. Por fim, o abandono das políticas de combate ao vetor.

Conclusões/Considerações finais


A falta de chuvas em 2017 foi determinante para que a população estocasse água de forma imprudente, e assim disponibilizasse grandes quantidades de água para o A.aegypti se reproduzir. Somando-se fatores como lixo acumulado, irregularidade na oferta de água e principalmente, a falta de conscientização e atitude da população, evidenciou-se a histórica epidemia de dengue na cidade.

Palavras-chave

Dengue; Aedes aegypti; Epidemiologia; Estudo Populacional; Epidemias.

Área

Clínica Médica

Instituições

ospital Militar de Área de São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade de Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Cauê Sauer, Gabriel Martinez Camargo, Caroline Valério Spozati, Anna Beatriz Vianna , Antônio Carlos Lopes