Dados do Trabalho
Título
Atendimento e relação médico-paciente uma análise qualitativa do projeto 25x25 da federação mundial de cardiologia
Fundamentação/Introdução
As doenças cardiovasculares constituem a primeira causa de óbitos. A Federação Mundial de Cardiologia está engajada em garantir os objetivos da OMS, reduzir a mortalidade em 25% até 2025 (Programa 25X25). Para a implementação de ações, torna-se necessária à realização da análise qualitativa aliada aos dados quantitativos quanto a qualidade do atendimento e a relação médico paciente pelo paciente portador de hipertensão arterial sistêmica que inclui: atendimento, condições das instalações e relação médico paciente para que possamos propor estratégias de intervenção.
Objetivos
Identificar os desafios e perspectivas da relação médico-paciente na atenção integral às doenças cardiovasculares, analisando o acesso ao diagnóstico, a prevenção e adesão ao tratamento.
Delineamento e Métodos
Estudo qualitativo com amostra aleatória de 35 adultos previamente hipertensos cadastrados nas Unidades Saúde com Estratégia e Saúde da Família da Supervisão Técnica de Saúde da Capela do Socorro. Foram aplicados questionários com perguntas abertas, destinadas a "evocar” uma resposta que expresse o modo de pensar ou de agir das pessoas perante aos temas questionados. Sendo as entrevistas gravadas e posteriormente analisadas qualitativamente.
Resultados
Na categoria atendimento o sentimento de dificuldades quanto ao transporte e deslocamento para a consulta foi citado e a rapidez da consulta foi usada como adjetivo de qualidade. Quanto as condições das instalações encontramos o sentimento de desacolhimento, como exemplo, “não me sinto acolhido e prefiro ficar em casa”. Quanto a relação médico paciente se mostra uma experiência com dificuldades e predomina o sentimento de desconfiança em relação ao tratamento proposto e a impressão de superficialidade pela pressa e pouca atenção
Conclusões/Considerações finais
Foi possível observar a dificuldade de conseguir e se deslocar para uma consulta médica aliada a má avaliação da mesma. O ambiente não acolhedor e desconfiança perante o médico concomitante com a brevidade do atendimento são fatores restringentes para que obtenhamos o objetivo final de correto tratamento da hipertensão arterial.
Palavras-chave
Doenças cardiovasculares; Relações Médico-Paciente, Cuidados Médicos; Hipertensão arterial; Mortalidade.
Área
Clínica Médica
Instituições
Hospital Militar de Área de São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade de Santo Amaro - São Paulo - Brasil
Autores
Cauê Sauer, Giovana Bechara, Luisa Avezum, Álvaro Avezum , Antônio Carlos Lopes