15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DO MELANOMA FAMILIAL EM PACIENTE COM 101 LESÕES MELANOCÍTICAS

Introdução/Fundamentos

Melanoma é considerado o câncer de pele de pior prognóstico ou o mais letal quando não diagnosticado e tratado precocemente. Aproximadamente 10% dos pacientes com esse tipo de câncer de pele apresentam história familiar, indivíduos com características de melanoma hereditário verdadeiro são raros.

Objetivos

Abordar uma rara manifestação de síndrome do melanoma familial com lesões múltiplas.

Caso

Paciente do sexo feminino, 33 anos, fototipo tipo 3, histórico de queimaduras solares recorrentes. Exérese, há dois meses, de melanoma extensivo superficial com crescimento radial, Clark II e Breslow 0,3mm no abdome. Realizado mapeamento corporal total e fotodermatoscopia digital com o aparelho fotofinder 800 HD, sendo registrado um total de 101 lesões melanocíticas. Dentre elas, 90 apresentavam padrão de benignidade, sendo realizado o acompanhamento de 6 das restantes e a exérese de 5 utilizando margem de 2mm. Após o anatomopatológico, evidenciou-se um melanoma Breslow 0,3 mm em região epigástrica e um Breslow 0,4mm em região de mama direita. Sendo outra lesão em coxa esquerda caracterizada como hiperplasia melanocítica lentiginosa e as outras duas em flanco direito e coxa direita como melanoma in situ. Estadiamento estabelecido em T1N0M0 e seguimento a cada 3 meses.

Conclusões/Considerações finais

O melanoma cutâneo é umas das principais causas de morte por doenças de pele e sua incidência vem aumentando nos últimos anos. É considerado que cerca de 10% dos pacientes que possuem mais de um melanoma primário possuem síndrome do melanoma familial. O presente trabalho traz um caso raro de múltiplas lesões de melanoma cutâneo, evidenciando o grande número de lesões. Dessa maneira, é imprescindível que ocorram métodos de diagnóstico precoce nesses tipos de casos, como também de uma busca ativa em familiares próximos.

Palavras-chave

melanoma familial, relato de caso

Área

Clínica Médica

Autores

Paulo Victor Zattar Ribeiro, Patrícia Andréa Simplicio, Beatriz Granelli, Luiza Domingues Da Fonseca, Larissa Carolina Sdrigotti Ferrari, Mariana Flessak