15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Endometriose Diafragmática : relato de caso e diagnóstico diferencial

Introdução/Fundamentos

A endometriose é uma doença ginecológica que pode apresentar múltiplas formas de manifestação e acomete mais de setenta milhoes de mulheres no mundo. Seu diagnóstico e sucesso do tratamento depende de uma minuciosa investigação clínica, especialmente nas manifestações atípicas da doença.

Objetivos

Descrever relato de endometriose diafragmática diagnosticada inicialmente como doença de origem pulmonar.

Caso

Paciente de 50 anos, G0, menarca aos 12 anos, histórico menstrual de hipermenorreia e dismenorreia, procurou ambulatório com queixas de dispneia e dor torácica bilateral recorrentes durante periodo menstrual. As dores torácicas foram inicialmente tratadas como problemas respiratórios e foi solicitado tomografia computadorizada que revelou hemopneumotórax, com níveis hidroaéreos e atelectasia no pulmão direito e no pulmão esquerdo foi encontrado enfisema paraseptal com derrame pleural. A paciente foi submetida a toracocentese do pulmão direito, com conteúdo líquido de coloração amarronzada. Em 2003, periodo no qual referiu o início dos sintomas, realizou biopsia de pleura e pulmão com histopatológico e citologia de liquido pleural, que demonstrou um processo inflamatório crônico pleuropulmonar, hiperplasia mesotelial reativa e líquido pleural sero-hemático de aspecto turvo achocolatado. Possuindo baciloscopia e cultura para micobactérias negativo. Na paciente houve falha na tentativa de terapia com uso de progestágenos e de contraceptivos orais combinados. A paciente seguiu em acompanhamento com o ginecologista, sob terapia medicamentosa hormonal com um agonista LHRH. Foi solicitada dosagem de CA-125 e perfil hormonal, cujos valores foram: CA-125 = 205,3 UI/mL, estradiol=20pg/mL, FSH=58,51 MUI/mL e LH=20,08 MUI/mL. Atualmente, a paciente apresenta um hipogonadismo hipergonadotrófico, característico da perimenopausa, com regressão da doença.

Conclusões/Considerações finais

Por se tratar de uma apresentação rara, o diagnóstico de endometriose diafragmática envolve o reconhecimento de sintomas catameniais respiratórios associado a um quadro álgico. A realização de uma anamnese minuciosa é a base fundamental para fazer o diagnóstico diferencial de manifestações atípicas da doença e definir um tratamento eficaz. O tratamento consiste na supressão do tecido endometrial ectópico por bloqueio da ação estrogênica, até a paciente entrar no climatério, momento em que haverá regressão espontânea da doença.

Palavras-chave

endometriose; pulmonar; diagnóstico diferencial

Área

Clínica Médica

Autores

Daniela Maria MEDEIROS DE OLIVEIRA, Fernanda Gomes Duarte Pinto Souza, Flávia Batista Viana Correa, João Cláudio DAMASCENO de sá, Julio da Silva Almeida, Francisco augusto colucci coelho