15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Avaliação das comorbidades na asma

Fundamentação/Introdução

A asma é uma doença heterogênea, caracterizada por inflamação crônica das vias aéreas, tendo fenótipos distintos. Algumas comorbidades estão associadas a não controle da asma e podem contribuir para sua maior gravidade como obesidade, rinossinusite e DRGE. Além disso, alguns medicamentos podem também agravar a asma. O conhecimento da prevalência, bem como da relação entre estas doenças e a evolução da asma é importante.

Objetivos

Avaliar as comorbidades presentes em pacientes asmáticos acompanhados no ambulatório de pneumologia de um hospital universitário.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma análise retrospectiva de prontuários de pacientes atendidos no ambulatório de pneumologia de um hospital universitário entre dezembro de 2018 e agosto de 2019. Foi analisado se o paciente possuía diagnóstico de asma e quais as comorbidades associadas.

Resultados

Ao total, foram selecionados 159 pacientes com o diagnóstico de asma. Cento e vinte e sete (80 %) pacientes do sexo feminino e trinta e dois (20 %) do sexo masculino, com idades entre 17 e 90 anos. Noventa e seis (60,4 %) pacientes não apresentavam comorbidades, enquanto sessenta e três (39,6 %) possuíam. Desses, quatorze (8,8 %) pacientes apresentavam, além de asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), doze (7,5 %) também possuíam Hipertensão Arterial Sistêmica, dez (6,2 %) rinossinusite, sete (4,4 %) tinham obesidade, seis (3,8 %) Diabetes Mellitus e quatro (2,5 %) tiveram tuberculose. As demais comorbidades ocorreram em menos de 2% dos pacientes.

Conclusões/Considerações finais

Observa-se, das comorbidades encontradas, uma maior prevalência da associação com DPOC, relacionado a exposição ao tabagismo. Essa relação demanda da necessidade de combate ao tabagismo nesta população. A rinossinusite e a obesidade foram a terceira e quarta mais frequentemente relatadas, sendo necessário um controle destas doenças pela sua influência na gravidade e controle da asma. Desse modo, a presença dessas comorbidades pode ajudar na elaboração de planos terapêuticos direcionados especificamente para esses pacientes, com uma conduta mais personalizada, para um melhor prognóstico.

Palavras-chave

Perfil de Saúde. Pneumologia. Asma.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

Eduardo Henrique Lima Batista, Arthur José de Sousa Temoteo, Camila Natasha de Lima Rocha, Inaê Martins de Lima, Gabrielly de Oliveira Viana, Maria Alenita de Oliveira