15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Quando a clínica é soberana: um relato de caso de pelagra

Introdução/Fundamentos

A niacina é um nutriente essencial na síntese e metabolismo de carboidratos, ácidos graxos e proteínas. A deficiência desse nutriente causa a pelagra, caracterizada por dermatite pigmentada fotossensível, diarreia e demência, podendo progredir até a morte. O estado de niacina pode ser avaliado pela medida de N-metilcotinamida urinária ou da razão NAD/NADP do eritrócito, entretanto, esses testes não são amplamente disponíveis e, portanto, o diagnóstico de pelagra é essencialmente clínico.

Objetivos

Relatar um caso de pelagra em idoso admitido com ferida infectada de membros inferiores (MMII).

Caso

E. L., 76 anos, masculino, admitido em serviço hospitalar desacompanhado, confuso, com relato de prostração e febre alta. Referia diarreia, sem sangue ou muco, há cerca de quinze dias e lesões descamativas em mãos e pés, com bordas definidas e, algumas, com sangramento associado. Tabagista, etilista, com história de anemia crônica mal caracterizada, hipotireoidismo, úlcera péptica grave (gastrectomia parcial) e câncer de laringe há três anos (laringectomia com ostomia e radioterapia). Em uso irregular de levotiroxina 25mcg e complexos vitamínicos. Apresentava tomografia computadorizada (TC) cervical com presença de tecido ovalado de contraste em topografia tireoidiana. Extensa propedêutica constatou anemia macrocítica e hipovitaminose de B9.
O paciente evoluiu com episódios de esquecimento e desorientação durante a internação. Familiar relatou, posteriormente, que os sintomas eram recorrentes e que, as lesões sempre ocorriam em área de incidência solar. Constatada a tríade de dermatite, diarreia e demência, foi aventada a hipótese diagnóstica de pelagra. Iniciada reposição de niacina 16mg/ dia, com rápida remissão dos sintomas.

Conclusões/Considerações finais

A pelagra tende a ocorrer em alcoólatras e tem sido relatada como uma complicação da cirurgia bariátrica, anorexia nervosa ou doença disabsortiva. Pode estar relacionado à síndrome carcinoide, ao uso prolongado de isoniazida (e outras, como fenobarbital e azatioprina) e à doença de Hartnup. Seu achado mais característico é a presença de lesão cutânea hiperpigmentada, simétrica, de coloração e distribuição semelhantes às queimaduras solares, presentes nas áreas expostas da pele. Diarreia, vômitos e sintomas neurológicos, incluindo desorientação, delírios e demências, apresentam amplo espectro de diagnósticos diferenciais.

Palavras-chave

Pelagra; niacina; lesões cutâneas

Área

Clínica Médica

Autores

Breno Alves Araujo, Carla Maria Fraga Faraco, Mariana Fonseca Bittencourt, Kelly Jackeline Nunes Matos, Rayner Gomes Dias, Graziela Cançado Nascimento