15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

"DIAGNÓSTICO DE HIDROCEFALIA DE PRESSAO NORMAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM RELATO DE CASO"

Introdução/Fundamentos

A Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) é uma condição insidiosa que acomete, sobretudo, idosos entre 60 e 80 anos e caracteriza-se pela tríade clínica de marcha anormal, demência e urgência ou incontinência urinária. Na ressonância magnética de crânio revela-se ventrículos laterais aumentados com pouca ou nenhuma atrofia cortical. Além de achados laboratoriais de pressão liquórica normal. Apesar de representar 5% das causas de demência, a reversibilidade do quadro torna fundamental o conhecimento da doença pele classe médica.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente idoso com quadro clínico compatível com hidrocefalia de pressão normal, diagnosticado em uma Unidade Básica de Saúde.

Caso

Paciente masculino, 78 anos, aposentado, procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde com queixa de fraqueza muscular em membros inferiores há 6 meses, associado a dificuldade para deambular, desequilíbrio, episódios frequentes de síncope e hipersonia. E há 4 meses, iniciou com polaciúria e urgência/incontinência urinária. Familiar, presente na consulta, relatou que o mesmo apresentava esquecimentos frequentes e alteração do comportamento. No exame físico, destaca-se dismetria, atrofia de membros inferiores e dificuldade de compreensão. Pontuação no Minimental de 18/30. Através de exames laboratoriais, descartou-se causas primárias cardíacas e urinárias. A ressonância magnética de crânio evidenciou sinais de redução volumétrica encefálica difusa com dilatação desproporcional do sistema ventricular supratentorial e achados compatíveis com microangiopatia, sem lesões isquêmicas agudas. O tempo decorrido da primeira consulta e a realização do exame de imagem foi de 1 ano.

Conclusões/Considerações finais

A epidemiologia, o quadro clínico e os achados na neuroimagem do paciente do relato tornaram o diagnóstico de Hidrocefalia Normobárica possível. O paciente foi encaminhado ao neurologista para a conduta adequada e, posterior, acompanhamento na Unidade Básica de Saúde.

Palavras-chave

Hidrocefalia normobárica, hidrocefalia de pressão normal, demência.

Área

Clínica Médica

Autores

Bianca Pasqualini , Rodrigo Canello