15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O USO DO TRAMADOL ASSOCIADO AO AUMENTO DA MORTALIDADE EM PACIENTE COM OSTEOARTRITE

Fundamentação/Introdução

A osteoartrite ou osteoartrose (OA) é uma doença degenerativa, que é caracterizada por dor insidiosa, que piora à movimentação (protocinética) e aos esforços e, em estágios mais avançados, pode ocorrer também em repouso. Pode ser acompanhada de rigidez articular matinal, que tipicamente ocorre por menos de 30 minutos. O principal objetivo da terapia médica em pacientes com osteoartrite é o controle da dor, buscando evitar a toxicidade causada pelos medicamentos. Entretanto, estudos recentes demonstram que o uso do tramadol, um analgésico sintético de ação central, que age em receptores opioides no controle da dor, como tratamento farmacológico inicial em pacientes com OA pode estar associado ao aumento da mortalidade.

Objetivos

O objetivo desse estudo é identificar na literatura nacional e internacional trabalhos que demonstrem a relação do aumento da mortalidade nos pacientes com osteoartrite em uso terapêutico do tramadol.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. Os descritores pesquisados em base de dados da PUBMED e MEDLINE foram: tramadol, mortalidade, osteoartrite no período de 2018 a 2019 e foram incluídos artigos que demonstrassem a associação do tratamento do tramadol com a mortalidade em pacientes com osteoartrite

Resultados

Dos 5 artigos encontrados foram incluídos 2 artigos. Algumas sociedades americanas recomendam o fármaco para o tratamento de osteoartrite do joelho. No entanto, um novo artigo, publicado em março no Journal of the American Medical Association (JAMA), indica que o uso de tramadol em pacientes com artrose pode aumentar a mortalidade. Isto foi concluído através de um estudo de coorte com 88.902 pacientes com diagnóstico de osteoartrite, retirados do banco de dados britânico. Os participantes receberam prescrição inicial de tramadol (n = 44.451), codeína (n = 16.922), naproxeno (n = 12.397), diclofenaco (n = 6.512), celecoxibe (n = 5.674), etoricoxibe (n = 2.946). Com isso, foi demonstrado que o uso do tramadol comparado aos outros fármacos como naproxeno, diclofenaco, celecoxib e etoricoxib, apresenta uma maior taxa de mortalidade. Entretanto, necessita novos estudos para uma mudança na conduta e precisam ser reforçados por estudos futuro.

Conclusões/Considerações finais

Entre os pacientes idosos com artrose, a prescrição inicial de tramadol foi associada a uma maior taxa de mortalidade em 1 ano, quando comparado a outros anti-inflamatórios não-esteroides comumente prescritos. . Estão em curso pesquisas necessárias para determinar se essa associação é causal.

Palavras-chave

Tramadol, Osteoartrite, Mortalidade, Tratamento Farmacológico

Área

Clínica Médica

Autores

Danielle Suassuna Alencar, Laís Clark Carvalho Barbosa, Louise Cabral Gomes, Vívian Maria Vieira Moura Holanda