15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

REVISÃO SISTEMÁTICA : USO DA TERMOGRAFIA NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Fundamentação/Introdução

O câncer de mama é uma doença com alta taxa de morbidade e mortalidade, porém, devido à realização do diagnóstico precoce, o percentual de sobrevivência dos pacientes está aumentando. A mamografia é a técnica padrão-ouro, no entanto, o aumento do nível de tecido fibrograndular nas mamas pode obscurecer as imagens e reduzir sensibilidade do exame. Além da mamografia, os seguintes exames auxiliam no diagnóstico precoce do câncer de mama: ultrassom, ressonância magnética, tomossíntese e a termografia. A termografia auxilia rastreamento do câncer de mama, sendo um método não invasivo, indolor e relativamente barato.

Objetivos

Avaliar o uso da termografia no diagnóstico precoce do câncer de mama a partir de uma revisão sistemática com estudos realizados entre 2007 e 2018.

Delineamento e Métodos

Para a realização da revisão sistemática, utilizou-se os descritores Breast cancer (câncer de mama) e Thermography (termografia) a partir das plataformas Pubmed e Scielo entre 2007 e 2018. Os critérios de inclusão selecionados foram estudos: originais, gratuitos, disponíveis em sua íntegra e envolvendo apenas diagnóstico.

Resultados

Na plataforma Scielo foram encontrados três artigos e na plataforma Pubmed foram encontrados 135 artigos. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados 36 publicações. Destas, dividiu-se o total em quatro categorias relacionadas à: temperatura (25%); tamanho e localização da neoplasia (19,4%); diretrizes (2,8%) e as evidências ou eficiência do uso da termografia na detecção do câncer de mama (52,8%). Em relação à esta última categoria, 33,3% dos estudos foram contrários ao uso da termografia no diagnóstico devido à sensibilidade baixa em termos diagnósticos, principalmente nas vascularizações do tórax. Outros estudos, 28,6%, posicionam-se de forma parcial, ou seja, relatam que o método é eficaz, mas ainda precisa de maiores estudos. Autores de 38,1% dos artigos são favoráveis, pois, evidenciaram que o uso junto com a mamografia aumenta a possibilidade do diagnóstico precoce, além de fomentar auxílio no acompanhamento de neoplasias mamárias.

Conclusões/Considerações finais

A termografia se configura como um instrumento adjunto no auxílio ao diagnóstico precoce de câncer de mama, junto com a mamografia. No Brasil, no entanto, não há diretrizes evidenciando o uso clínico da termografia associada com o rastreamento precoce de câncer de mama, evidenciando, dessa forma que estudos devem ser realizados para que se aumente a especificidade do teste.

Palavras-chave

Termografia, câncer de mama, diagnóstico precoce.

Área

Clínica Médica

Instituições

Univates - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Nicolle Azeredo Bianchi, Lucas Vieira