15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Rabdomiólise como manifestação primária de hipotiroidismo severo

Introdução/Fundamentos

A miopatia é uma apresentação comum no hipotiroidismo, apresentando sintomas geralmente inespecíficos. No entanto, a apresentação com rabdomiólise é rara e, na maior parte dos casos relatados, é identificado um fator desencadeante específico, ao exemplo de estatinas, álcool ou esforço físico intenso. Rabdomiólise sem outros fatores desencadeantes é uma apresentação ainda mais atípica.

Objetivos

Relatar um caso de miopatia progressiva levando a rabdomiólise, sem outro fator desencadeante, como manifestação inicial do hipotiroidismo.

Caso

Paciente de 69 anos, com passado médico de tabagismo, etilismo, insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida, pancreatopatia crônica e tratamento prévio de carcinoma cervical oculto, procura pronto-socorro devido a paresia progressiva bilateral em membros inferiores há 2 semanas associada à dor, além de fala empastada. Nega parestesia. Vem em tratamento para comorbidades apenas.
Paciente dá entrada em departamento de emergência em regular estado geral, apresentando fala disártrica e perda de força em região proximal de membros, associado a dor a palpação de coxas bilateralmente. Dentre os exames solicitados na entrada, paciente apresentou creatinofosfoquinase 25.200, TSH: 105, T4 livre: 0,14. Foi iniciado tratamento com levotiroxina associado a prednisona, passando a apresentar melhora sintomática. Após desmame das medicações, recebeu alta para acompanhamento com serviço especializado.

Conclusões/Considerações finais

A associação de hipotiroidismo com rabdomiólise é rara; com poucos casos reportados, e na maioria destes com fatores precipitantes. A fisiopatologia dessa associação não foi totalmente esclarecida. Uma explicação seria a redução do metabolismo oxidativo mitocondrial, associado a diminuição de débito cardíaco e consequente menor taxa de filtração glomerular. Casos semelhante foram relatados, com história de pacientes com rabdomiólise após admissão ao serviço hospitalar por um quadro de hipotiroidismo severo, coma mixedematoso, também sem fatores desencadeantes. Contudo, no presente relato, a miopatia se estabeleceu como manifestação inicial do hipotireoidismo.
Os profissionais de saúde devem ter conhecimento da complicação, para que haja a suspeita em pacientes que se apresentem com mialgia, fadiga, elevação de CK, após excluídas causas mais comuns. O diagnóstico precoce e a terapia apropriada do indivíduo hipotiroideo são fundamentais no manejo eficaz.

Palavras-chave

Hipotireoidismo; rabdomiólise; miopatia.

Área

Clínica Médica

Instituições

EPM - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Júlia Chain Martins, José Vivaldo Moreira Feitosa Júnior, Vinicius Lopes Braga, Vanessa Simoni Faria, Diego Luz Felipe da Silva, Ary de Andrade Júnior