15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE RESISTÊNCIA À INSULINA EM PACIENTES COM PSORÍASE VULGAR EM AMBULATÓRIOS DERMATOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Fundamentação/Introdução

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele e articulações que se manifesta mais comumente por lesões eritematodescamativas, que podem evoluir com manifestações sistêmicas mediadas pelo sistema imune. A resistência periférica à insulina é uma alteração metabólica sistêmica que tem importante impacto na mortalidade geral da população, favorecendo eventos cardiovasculares e certas neoplasias malignas.

Objetivos

Identificar resistência à insulina em pacientes portadores de Psoríase Vulgar por meio de emprego do Índice de HOMA-IR, realizado a partir do produto da insulina basal pela glicemia evidenciando assim a existência ou não de resistência à insulina.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo transversal avaliando a presença da resistência à insulina em 43 pacientes portadores de psoríase do serviço de Dermatologia nos ambulatórios de psoríase de um hospital universitário. Os dados dermatológicos e glicêmicos foram coletados dos registros dos prontuários destes pacientes.

Resultados

Dos 43 pacientes com psoríase, 18 eram do sexo masculino e 25 do sexo feminino. 22 pacientes (51,16%) apresentaram resistência à insulina. A análise do Índice de Massa Corporal (IMC) demonstrou que 16 pacientes (37,20%) estavam com obesidade, 15 pacientes (34,88%) estavam com sobrepeso, enquanto apenas 12 (27,90%) apresentam IMC normal (IMC < 25). Assim, é possível identificar uma relação de existência entre Psoríase e resistência à insulina. Quando comparados os padrões bioquímicos dos pacientes sem resistência e os com resistência à insulina, pode-se observar que não houve uma variação drástica na glicemia basal entre os grupos, mas nos portadores da resistência o valor da insulina basal foi quase que o dobro quando comparado ao outro grupo. Quando relacionados IMC versus Homa-IR, observa-se uma correlação direta entre aumento do peso e resistência à insulina. E quando comparada Cintura versus Homa-IR, pode-se observar como na anterior uma relação direta entre aumento da cintura e aumento do índice utilizado.

Conclusões/Considerações finais

O presente estudo evidenciou esta relação entre Psoriase e resistencia a insulina, onde mais de 50% da amostra apresentou resistencia à insulina, bem como pode-se obeservar uma correlação com sobrepeso e obesidade. Evidencia-se então com o estudo a necessidade do acompanhamento quanto a comorbidades relacionadas com o mecanismo sistêmico da psoríase.

Palavras-chave

Psoríase; Resistência à insulina; Dermatologia.

Área

Clínica Médica

Autores

Christian Giuseppe Santos Rocha Lima, João Victor Bezerra Ramos, Daniel Gustavo Sabino Ferreira Bandeira , Fabyan Esberard Lima Beltrão, Julio César Gomes Amorim, Esther Bastos Palitot