15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Análise de soroprevalência hepatites virais por testes rápidos

Fundamentação/Introdução

Medidas de prevenção são parte fundamental para uma atenção integralista da saúde. As medidas de prevenção de saúde são um conjunto de práticas e ações que visam evitar, prevenir ou diminuir o impacto social, econômico e de qualidade de vida que as doenças causam aos pacientes. Elas são classicamente divididas em 4 grupos, sendo elas medidas de prevenção primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. Os vírus da Hepatite B e C têm grande impacto na saúde pública e apresentam métodos de triagem rápidos e eficientes com os marcadores HBsAg e Anti-HCV, além disso é sabido que a região norte do estado do Rio Grande do Sul é endêmica para esses vírus.

Objetivos

O projeto realizado foi uma campanha de conscientização sobre as hepatites virais e a realização de testes rápidos para Hepatite B e C em Passo Fundo, RS.

Delineamento e Métodos

O projeto realizado foi uma campanha de realização de testes rápidos para Hepatite B e C na praça Tamandaré em Passo Fundo, foram utilizados os testes rápidos para os vírus de hepatite com a utilização dos marcadores HBsAg e Anti-HCV. O projeto aconteceu das 10h às 16h e durante esse período foram realizados mais de 200 testes rápidos. A campanha contou com dois blocos, um para a divulgação do evento e orientações a respeito da prevenção das hepatites e outro era para a realização dos testes virais com quatro bancas para exames.

Resultados

Foram realizados 200 testes rápidos tanto para o vírus B quanto C, no total ocorreram a positivação de 4 pacientes para o vírus C e 1 para o vírus B, dando uma prevalência nessa população de 2% para o vírus C e de 0,5% para o vírus B. Os pacientes positivados tiveram encaminhamento para uma assistência médica especializada para melhor conduzir os casos. Além dos testes realizados, foi feito duas bancas de contato com a população para conversas e esclarecimentos de dúvidas. Em suma, o projeto foi muito bem aceito pela comunidade e com grande apoio de todos os participantes.

Conclusões/Considerações finais

Projetos de prevenção em saúde são o cerne para a conquista de melhores indicadores de qualidade de vida. Neste estudo, foram encontrados 4 pacientes positivados para o vírus C e 1 para o B.

Palavras-chave

Soroprevalência; Hepatites virais; Testes rápidos.

Área

Clínica Médica

Autores

Victor Antônio Kuiava, Luana Cocco Garlet, Antônio Colussi Diehl, Nathan Bergamaschi, João Vitor Dal Bosco Zaffari