15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

USO DE TECNOLOGIA NA VIGIA DE ADESÃO AO TRATAMENTO DE SAOS COM PRESSÃO POSITIVA

Fundamentação/Introdução


Introdução: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é caracterizada pela obstrução completa ou parcial das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em períodos de apneia, dessaturação de oxihemoglobina e despertares frequentes com consequente sonolência diurna. O tratamento mais frequentemente empregado é o CPAP - Continuous Positive Airway Pressure. A má adesão, porém, representa uma barreira ao tratamento efetivo da SAOS, já que é determinada por múltiplos fatores como características da doença e do paciente, características e tecnologia dos aparelhos, fatores psicossociais e econômicos. Nesse contexto AirViewTM é um sistema baseado em nuvem e também pode ser acessado eletronicamente relatórios de diagnóstico e prescrição.

Objetivos

Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar a taxa de adesão ao tratamento para SAOS com pressão positiva através do sistema AirviewTM.

Delineamento e Métodos

Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal onde uma amostra composta por homens e mulheres sem restrição de idade, foram acompanhados pelo sistema AirviewTM Resmed para controle remoto do tratamento para SAOS. Analisou-se o uso de CPAP contínuo, tempo diário e descontinuidade do tratamento. A amostra foi composta por 25 pacientes portadores de SAOS grave, 40% era do sexo feminino e 60% masculino.

Resultados

Resultados: A média de dos dias de tratamento foi de 184,7±143,8. Nos 4 meses compreendidos pela pesquisa, observou-se que a taxa de adesão ao tratamento foi de 78% com o uso da monitorização e controle remotos por meio do sistema AirviewTM, comparando com a literatura que aponta taxas de abandono do tratamento de até 50% na primeira semana e até 25% dos restantes nos primeiros 3 anos. Ainda nesta amostra, o uso por mais de 4 horas/noite ocorreu, em média, em 61,5±31,2 da amostra, sendo superior a média internacional que aponta uma taxa de não adesão de até 83% .

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Nesta amostra, avaliada durante 4 meses, a taxa de adesão ao tratamento ao utilizar o sistema AirviewTM concomitante ao acompanhamento tradicional, foi maior com relação as taxas de adesão com acompanhamento tradicional descritas na literatura.

Palavras-chave

SAOS, CPAP, apneia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Facudade Meridiona - IMED - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Juliana Souza de Faria, Maria Carolina Cardoso da Silva, Amanda Sachetti