15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

GLOMERULONEFRITE POR IGA PÓS GESTACIONAL, SEM ANTECEDENTE DE PROTEINÚRIA OU HEMATÚRIA

Introdução/Fundamentos

Considerada a mais comum das doenças glomerulares no mundo, a nefropatia por IgA (NIgA) pode ser classificada como primária (parte da síndrome da Púrpura de Henoch-Schoenlein) ou secundária a uma série de condições extrarrenais (doenças hepáticas e gastrointestinais); consiste na produção de moléculas de IgA deficientes em galactose. A clínica compreende: proteinúria (não nefrótica) associada a hematúria macroscópica ou microscópica e hipertensão; e seu diagnóstico é feito pela identificação por microscopia por imunofluorescência de depósitos granulares a globulares de IgA mesangial.

Objetivos

Relatar caso de NigA identificado no pós parto, em paciente com pré natal irregular sem antecedente de proteinúria ou hematúria, com boa evolução no pós parto imediato e puerpério.

Caso

J.F.S.S., feminina, 19 anos, 1 gestação (37+4d), da entrada no Hospital e maternidade Marieta Konder Bornhausen em março/2018, por aumento de pressão arterial (PA), disúria e febre não aferida. Previamente hígida. Pré natal inadequado; nega intercorrências. No atendimento verificou-se alteração da vitalidade fetal, sendo realizada cesariana de urgência. No intraoperatório identificou-se cerca de 1,5L de liquido ascítico, e sua análise que demonstrou: aspecto hemorrágico, pH 9, proteína g/dL1, albumina 0.5 g/dL, LDH 1543 U/L, amilase 87 U/L, leucócitos 25mm3, glicose 79 mg/dL, eritrócitos 7.680mm3, GASA>1, citologia não realizada, cultura negativa. USG abdome total após cesariana: líquido livre em abdome superior com derrame pleural à esquerda. Em investigação hospitalar, foi encontrada proteinúria de 1323mg, hematuria 3+, esterase leucocitária 3+, piocituria >200.000 .
Paciente recebeu alta hospitalar, após 28 de internação hospitalar, devido estabilidade do quadro, com prescrição de IECA 20mg/dia, AAS e seguimento ambulatorial. Durante acompanhamento no ambulatório, foi diagnosticada com síndrome nefrótica onde a biopsia renal demonstrou presença de IgA. Após um mês de investigação, realizado pulsoterapia com Predinosona (1mg/kg) com queda acentuada da proteinúria e hematúria 1+. Em exame de controle, efetuado 6 meses após a pulsoterapia, o valor de proteinúria regrediu para 245 mg, e creatinina para 0,42, e se encontra sem uso de medicamentos.

Conclusões/Considerações finais

Maior foco deve ser destinado à suspeição de NigA e aos resultado da biopsia. No diagnóstico é importante investir não só em opções terapeuticas, mas principalmente transmitir a importancia de fazer o acompanhamento médico.

Palavras-chave

Glomerulonefrite por IgA. Proteinúria. Hematúria. Gestação. Puerpério.

Área

Clínica Médica

Autores

Livia de Aragon Arias, Miriam de Souza Faria de Azevedo Machado, Ana Paula Pusch, Julia Stahelin, Adir Cardoso Gentil Júnior