15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Metástase de melanoma maligno para estômago.

Introdução/Fundamentos

O melanoma maligno, é o tumor maligno das células melanocíticas da pele, responsável por cerca de 5% das neoplasias desse órgão. A incidência aumenta proporcionalmente com a idade, apresentando maior prevalência entre a quinta e sétima década de vida, afetando indiscriminadamente os sexos. Como fatores de risco, tem-se a história familiar, raça branca, ceratoses actínica e exposição excessiva e prolongada ao sol. Tem o prognóstico reservado, dependente de invasão local e ganglionar. Apresentando elevada taxa de morbimortalidade, devido agressividade local e tendência a metástases à distância. Os sítios metastáticos mais frequentes são: linfonodos (73%), pulmão (71%), fígado (58%), cérebro (54%), ossos (48%), suprarrenais (46%). O aparelho digestivo não é um local usual de metástases, sendo o intestino delgado o mais frequentemente comprometido, metástases gástricas são somente encontradas em 7% dos casos.

Objetivos

O presente relato de caso visa a descrever a apresentação clínica de um paciente diagnosticado tendo uma metástase gástrica de melanoma.

Caso

Paciente de 72 anos, com histórico de melanoma cutâneo em pescoço, submetido à tratamento cirúrgico há 18 meses, apresenta dor epigástrica à início recente. Foi submetido à enterotomografia, revelando lesões polipoides vegetantes em pequena curvatura e grande curvatura gástrica, com a maior das lesões medindo 10 mm. Foi então submetido à endoscopia digestiva alta, encontrando lesões ulceradas em mucosa gástrica, que foram submetidas a biópsia e encaminhada para análise anatomopatológica, sendo diagnosticado melanoma metastático para mucosa gástrica. Paciente atualmente encontra-se fazendo quimioterapia paliativa para controle dos sintomas.

Conclusões/Considerações finais

O melanoma é um tumor agressivo associado a alto poder de metastatização. O presente relato visou a descrever um paciente diagnosticado com uma metástase gástrica de melanoma.

Palavras-chave

Melanoma; Metástase; Estômago

Área

Clínica Médica

Autores

Victor Antônio Kuiava, Talis Shindy Masuda, Paulo Henrique Marques, João Vitor Dal Bosco Zaffari