15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO CLÍNICO DO MÉTODO AUTOMATIZADO PARA IDENTIFICAÇÃO E TESTE DE SUSCETIBILIDADE ANTIMICROBIANA EM ISOLADOS DE CULTURAS BACTERIANAS

Fundamentação/Introdução

O atraso na identificação do agente etiológico e sua suscetibilidade aos antimicrobianos, no contexto de infecções bacterianas, implicam em pior prognóstico, menores taxas de sobrevida e desequilíbrio orçamentário nas redes de saúde.

Objetivos

Analisar o impacto da implementação do sistema automatizado VITEK® 2 a partir da identificação bacteriana e do teste de suscetibilidade antimicrobiana (AST) em um Hospital Universitário de Curitiba. Dessa forma, considera-se a hipótese de desfechos favoráveis como a redução do tempo de hospitalização e mortalidade.

Delineamento e Métodos

Estudo Transversal Retrospectivo para análise dos resultados antes e após o período de implementação do VITEK® 2, realizado em um Hospital Universitário de Curitiba. A partir de dados do prontuário médico, foram incluídos neste estudo pacientes com cultura positiva de amostras clínicas entre janeiro a julho de 2017 (método convencional) e de agosto a dezembro de 2017 (método automatizado). Outros dados coletados foram idade, sexo, tempo de internamento, intervalo de tempo entre a coleta de cultura e o resultado final, o resultado e o local da cultura, perfil de suscetibilidade, concentração inibitória mínima (CIM) e desfecho. Na análise, foram utilizados os testes estatísticos de Qui-quadrado e Teste de Fischer.

Resultados

Foram analisados 825 pacientes, 563(68,2%) do sexo masculino e 262(31,8%) do sexo feminino. Da amostra total, 808 foram considerados válidos por critérios de inclusão, sendo 219 pacientes antes e 519 depois da implementação do VITEK® 2. A comparação entre os dois períodos demonstrou redução de 25% dos dias de liberação dos resultados, diminuição de 33,5 para 17 dias no tempo de internação e redução na mortalidade de 44,3% para 31%. A identificação bacteriana rápida e o AST, utilizando o sistema automatizado VITEK® 2, possibilitaram o acesso precoce à terapia antimicrobiana apropriada para os pacientes.

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se a partir do presente estudo que a implementação do VITEK® 2 possibilitou impacto clínico positivo com diminuição de mortalidade e tempo de hospitalização.

Palavras-chave

Resistência bacteriana

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Valeria Midori Gutoski Yuki, Patricia Arenas Rocha, Larissa Hiromi Sayama Esteves, Ariadne Decarli, Laís Vieira Nascimento, Felipe Tuon