15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍFILIS TERCIÁRIA EVOLUINDO COM NEURITE ÓPTICA: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A Sífilis constitui-se como doença infecto contagiosa transmitida por via sexual e verticalmente durante a gestação. O acometimento sistêmico disseminado com evolução para complicações sistêmicas graves pode ocorrer em pacientes não tratados ou tratados inadequadamente durante o aparecimento dos sintomas primários.

Objetivos

Relatar um caso de Sífilis terciária em paciente previamente hígida com evolução para neurite óptica atendida na Amazônia ocidental.

Caso

Paciente G. M. P. 54 anos, sexo feminino, casada, procurou atendimento médico com história de mal estar geral há 30 dias, queixa de febre não aferida por 3 dias e dor abdominal difusa com piora progressiva. Histórico patológico de hipertensão arterial sistêmica sem outras comorbidades. Durante internação hospitalar apresentou esplenomegalia acentuada (18,2 cm) em exame de ultrassonografia abdominal e pancitopenia. Sorologias e pesquisa de plasmódium negativas em investigação inicial. Evoluiu com rash cutâneo, lesões hipercrômicas de cerca de 0,2 cm em todo o corpo exceto face e no 5 dia de internação apresentou amaurose em olho esquerdo, neurite e papilite. Solicitado analise de líquido cefaloraquidiano (LCR) que apresentou teste rápido positivo para sífilis e demais sorologias negativas. Realizado tratamento com penicilina cristalina por 14 dias. Recebeu alta após melhora do quadro geral, porém apresentando diminuição da acuidade visual sendo encaminhada ao oftalmologista.

Conclusões/Considerações finais

Considerando-se as características da forma de transmissão, a sífilis acompanhou mudanças comportamentais da sociedade tornado-se patologia de maior importância devido ao aumento progressivo do número e casos nos últimos anos. Somado a isso, o não tratamento ou tratamento inadequado potencializa a evolução para formas graves como a neurosifilis e consequentemente a sífilis ocular.

Palavras-chave

Sífilis
Neurosifilis
Saúde Pública

Área

Clínica Médica

Autores

Luiz Fernando de Matos Xavier, Pamela Islane Machado Lima, Nelson Guilherme Hirschmann, Andrea Barbieri, Patricia Slavieiro