15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA EDUCATIVA RELACIONADA À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE BULLYING E AGRESSIVIDADE COM ESTUDANTES DO 5ºANO DO ENSINO FUNTAMENTAL

Introdução/Fundamentos

Como parte das atividades práticas da disciplina de Interação Comunitária IV, estudantes de medicina da 4ª fase da FURB, no primeiro semestre de 2019, desenvolveram uma oficina educativa com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no território adstrito à ESF Wilhelm Theodor Schurmann, mediante demanda da comunidade escolar.

Objetivos

Visando abranger mais especificamente estratégias criativas com uma visão mais sensível e simplificada, foram priorizados temas como Bullying e agressividade, trabalhados através de uma oficina expositiva e educativa na Escola Básica Municipal Wilhelm Theodor Schurmann.

Caso

Inicialmente foi introduzido o tema bullying e agressividade por meio de relatos pessoais dos estudantes de medicina e, concomitantemente, foram feitas contextualizações dos relatos com as definições científicas do tema. Após esse momento de discussão inicial, foi exibido o vídeo “O Nervosinho”, uma coprodução da Tortuga Studios com a Cidade do Livro, disponível no Youtube, para exemplificar de forma lúdica os reflexos negativos da agressividade na vida pessoal e escolar, e meios para mudar tal situação. Posteriormente, os estudantes foram divididos em 4 grupos com 5 integrantes e, para cada grupo, foi disponibilizado o jogo “Vigilantes do Bullying”, desenvolvido pela Ministério Público de Minas Gerais, objetivando a integração entre os alunos e reforçar os conceitos e orientações sobre o impacto negativo da prática do bullying e agressividade no seu cotidiano.Os alunos envolveram-se com os relatos pessoais dos estudantes, contribuindo com experiências próprias e opiniões sobre os temas. A utilização do diálogo e exposição de situações vivenciadas pelos próprios acadêmicos de medicina quando tinham a idade dos alunos abordados, facilitou o contato e maior interação entre todos.

Conclusões/Considerações finais

Ao término da oficina, os acadêmicos de medicina observaram que o objetivo de esclarecer e gerar reflexões sobre os temos expostos foi contemplado. Os estudantes, além de relatarem casos de bullying e agressividade que estavam acontecendo na sua turma, pediram para que esta mesma dinâmica fosse aplicada em outras turmas da sua escola para que todos possam refletir e melhorar suas atitudes diante desse tema tão delicado e importante para a saúde física e mental de todos estudantes.

Palavras-chave

Estudantes
conversa
Comunidade
Lúdico

Área

Clínica Médica

Autores

Iolanda Screpec, Beatriz Pereira Lopes, Luana Valle Bispo