15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE MUNCHAUSEN POR PROCURAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Munchausen é uma doença caracterizada pela invenção ou pela formação proposital de sinais ou sintomas de doenças, assim como modificações de exames laboratoriais. Pessoas com esta síndrome simulam que estão doentes e procuram frequentemente tratamento em diversos sistemas de saúde.

Objetivos

Promover uma reflexão perante a Síndrome de Munchausen, ressaltando sobre as consequências da doença tanto para o paciente relacionado a isso, quanto para as pessoas que convivem com ele e, inclusive, terceiros afetados.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma revisão bibliográfica não-sistemática, realizada através das bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico. Os textos utilizados foram publicados de 2010 até 2019. Analisou-se 10 estudos, tendo sido selecionados 3 artigos.

Resultados

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) estabelece distúrbio factício como sendo algo colocado obrigatoriamente a si próprio e ao outro (antigamente denominado “distúrbio factício imposto a outro”).

Conclusões/Considerações finais

De acordo com diversos estudos, nota-se que se trata de uma condição subdiagnosticada, o que pode trazer procedimentos desnecessários, e até iatrogênicos. Devido a esses fatores é necessário buscar uma medida de diagnóstico mais eficaz e precoce, a fim de evitar mais danos a si e a terceiros, e gerar menos custos com procedimentos desnecessários.

Palavras-chave

Munchausen, factício, sintomas, autoinduzido, abuso, criança

Área

Clínica Médica

Autores

Eduarda Luiza Menegol Kucmanski, Isabela Magosso da Silva