15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Modelo artesanal de baixo custo para treinamento de punção venosa central ecoguiada

Fundamentação/Introdução

A inserção de cateter venoso central é um procedimento invasivo frequentemente realizado por diversas especialidades médicas. Atualmente, tornou-se um procedimento imprescindível no cuidado de pacientes críticos, e a sua inserção, assim como a sua permanência podem apresentar riscos. No intuito de diminuir esses riscos, têm-se discutido a aplicabilidade da ultrassonografia para guiar as punções venosas centrais. Muitos estudos confirmam a eficiência desse novo método, porém salientam a importância do treinamento adicional, além da experiência do operador.

Objetivos

Esse trabalho tem por objetivo apresentar um modelo eficiente, de baixo custo e fidedigno para treinamento de punção guiada por ultrassom, além de revisar a importância desse método de imagem na cateterização venosa central.

Delineamento e Métodos

Esse trabalho se caracteriza como um estudo qualitativo, experimental, prospectivo com o intuito de realizar o treinamento de punções orientadas pelo ultrassom. Para esse fim, foram confeccionados protótipos em gelatina.
Para a preparação dos modelos, foi necessário dissolver 300g de gelatina incolor em 1,2 litros de água e colocar em um recipiente plástico, formando um bloco maçiço. Com a gelatina já fria e endurecida, passou-se um canudo com 8 mm de diâmetro para a confecção de um "lumen". Após essas etapas, colocou-se o bloco em um recipiente maior com água, podendo, assim, realizar a prática de punção guiada com o ultrassom.

Resultados

O modelo criado indica ser viável para o treinamento de punção de acessos centrais ecoguiados, sendo de baixo custo, usando materiais simples e facilmente adquiridos. A imagem obtida se assemelhou, de forma simplificada e didática, a anatomia sonográfica vista no ser humano durante o procedimento em tempo real. Textura, consistência e resistência do modelo permitiram ter uma percepção próxima a real durante a realização da punção. Proporcionou a visualização da parede, lúmen e trajeto da agulha na periferia e interior do vaso e treinamento repetido da técnica de Seldinger.

Conclusões/Considerações finais

Dessa forma, o modelo proposto no trabalho pode ser utilizado como uma alternativa para o treinamento e preparação de profissionais para a realização mais segura e eficiente da punção venosa central, uma vez que se mostra como uma boa ferramenta didática. O protótipo apresentou anatomia similar àquela vista no ultrassom durante o procedimento, sendo uma importante ferramenta de aprendizado e familiarização básica da técnica para posterior treinamento em situações reais.

Palavras-chave

Cateter venoso central; Ultrassom; Modelo artesanal.

Área

Clínica Médica

Autores

Juliano Osmar Kuhnen, Patrícia Mandryk Mellek Kaestner, Juliana Ferreira Gomes, Marina Mees Kuster, Maria Eduarda Figueiredo de Araújo