15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Löfgren: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A Sarcoidose é uma doença de causa desconhecida que se manifesta pela formação de granulomas e pode acometer uma grande variedade de orgãos e estruturas. Entre as formas de apresentação da Sarcoidose aguda, há a Síndrome de Löfgren, que é caracterizada pela tríade artrite migratória, linfadenopatia hilar bilateral e eritema nodoso, além disso pode apresentar febre e uveíte. Essa síndrome tem maior incidência na quarta década de vida e é mais comum em mulheres, em caucasianos europeus. O diagnóstico é feito com base na correlação de exames radiográficos e clínicos, podendo ser complementado com exames laboratoriais e anatomopatológicos. Essa variante da sarcoidose está relacionada com um bom prognóstico, na maioria dos casos, cursando com resolução espontânea

Objetivos

A proposta do trabalho é apresentar um caso característico de Sarcoidose Aguda, conhecido como Síndrome de Löfgren, no qual o paciente apresenta os sintomas clássicos da doença.

Caso

Paciente masculino, 48 anos, casado. Apresentou quadro agudo de artrite em ambos os tornozelos, associado à febre de 37,9° C. Após realizar duas consultas sem obter um diagnóstico definido, foi internado na Santa Casa, no serviço de Clínica Médica, onde inicialmente pensava-se num quadro de vasculite. No exame físico, foram encontrados nódulos eritematosos em membros inferiores e uveíte em olho esquerdo. Para investigação, foram realizados exames laboratoriais, como FAN, Anca P, Anca C, fator reumatoide e hemograma, cujos resultados foram normais, e VHS (48) e PCR (20), com valores aumentados. Nos exames de imagem, raio x e tomografia de tórax, foram encontrados lindonodomegalias hilares bilaterais, concluindo, assim, o diagnóstico de Síndrome de Löfgren. Para o tratamento, optou-se pelo uso de Prednisona 20 mg/dia por seis semanas, com melhora progressiva do quadro, possibilitando a redução da dose para 5 mg semanais por seis meses.

Conclusões/Considerações finais

A sarcoidose é uma doença que possui uma variedade de manifestações clínicas, consistindo em grande número de diagnósticos diferenciais, tal como a Síndrome de Löfgren. Uma das primeiras manifestações dessa síndrome pode ser a oligo ou poliartrite aguda, que tem característica migratória e aditiva, acometendo principalmente os tornozelos, como no caso apresentado. Dentre as sintomatologias extrarticulares, há o eritema nodoso, que se manifesta como nódulos inflamatórios dolorosos e está relacionado com um bom prognóstico. O tratamento é individualizado e se baseia na corticoterapia ou no uso de AINES.

Palavras-chave

Palavras-chaves: Sarcoidose, Artrite, Eritema Nodoso, Adenopatia.

Área

Clínica Médica

Autores

Laura Piccoli Silva Granero, Patricia Arenas Rocha, Larissa Hiromi Sayama Esteves, Kauana Oliveira Gouveia, Larissa Cristina Biscaro