15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Poland: um relato de caso na etnia indígena

Introdução/Fundamentos

Fundamentação/ Introdução: A Síndrome de Poland foi descrita pela primeira vez por Alfred Poland em 1841 (JUMENEZ AT ALL, 2009). Sua incidência varia de um a 7.000 a um para 100.000 recém-nascidos vivos e, em 75% dos casos, a anomalia está no hemicorpo direito (JIMENEZ at al; 2009). A apresentação clínica é variável, podendo ser caracterizada por ausência parcial ou total dos músculos peitoral maior, menor, serratil e da mama (CALDAS at al, 2004).

Objetivos

Objetivos: Relatar o caso de uma paciente atendida no Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD/EBSERH) e realizar uma revisão sistematizada na literatura mundial.

Caso

Caso: Paciente indígena do sexo feminino, identificada como M.O.V, 13 anos, natural e procedente da Aldeia Bororó de Dourados-MS, consultada no ambulatório de mastologia do HU-UFGD acompanhada da avó, referindo ausência de mama direita. Relata que apresentou inicialmente surgimento da mama esquerda por volta dos 9 anos e que houve apenas surgimento parcial da mama contralateral. Nega outras queixas associadas além do desconforto estético. Não apresenta comorbidades. A menarca aconteceu aos 12 anos, paciente nuligesta e com ciclos menstruais regulares. Não apresenta histórico familiar de tal anomalia. Ao exame físico: bom estado geral, corada, hidratada, lucida orientada em tempo e espaço. O tórax apresenta discreta escoliose. Nas axilas, diminuição acentuada de tecido adiposo em região axilar direita e ausência de pilificação. Na inspeção, mama esquerda normodesenvolvida para idade e mama direita com hipoplasia acentuada e cavo axilar assimétrico com provável hipoplasia dos componentes musculares daquela região. Foram solicitados exames complementares para investigação detalhada do quadro, como: raio X de tórax; ultrassom de mamas, que demonstrou hipoplasia mamária direita; tomografia de tórax, com hipoplasia do agrupamento superior do peitoral maior a direita, hipoplasia de tecido mamário a direita e agenesia do peitoral menor a direita. A Paciente manifesta desejo de correção cirúrgica da deformidade estética, sendo proposto correção futura. Duas opções terapêuticas poderiam ser aplicadas a paciente: colocação de implante mamário com prótese ou rotação de grupos musculares.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/ Considerações finais: Apresentado caso de Síndrome de Poland na forma parcial, comparando com relatos na literatura, e é relevante o fato de não haver relato de apresentação dessa anomalia na etnia indígena.

Palavras-chave

Palavras-chave: 1. Síndrome de Poland 2. Diagnóstico 3. Tratamento

Área

Clínica Médica

Autores

Vanessa da Rosa, Ana Carolina Fernandes Pereira, Elisa Baruki da Costa Marques, Giulia Camyla Santos Chies Miranda