15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA COM IMATINIBE: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A Leucemia Mielóide Crônica (LMC) é uma doença mieloproliferativa crônica clonal, com leucocitose e desvio à esquerda significativo, esplenomegalia e presença do cromossomo Philadelphia (Ph), que resulta da translocação entre os braços longos dos cromossomos 9q34 e 22q11, gerando a proteína híbrida BCR-ABL, com atividade aumentada de tirosina quinase. Esta hiperatividade desencadeia liberação de efetores da proliferação celular e inibidores da apoptose, atividade responsável pela oncogênese inicial da LMC.

Objetivos

Objetiva-se expor os resultados de um relato de caso de LMC com o referencial teórico proveniente das bases de dados Lilacs e PubMed.

Caso

M.C.T.L., 41 anos, procura o ambulatório de hematologia com exames laboratoriais indicando valores de hematócrito 39,8%, hemoglobina 13,5g/dL, leucócitos em 36.700 com 76% de neutrófilos, plaquetas 1.173.000, sem outras queixas. Foi solicitado PCR BCR/ABL, JAK 2, exames laboratoriais e iniciado AAS 100mg 1x ao dia. Os exames demonstraram PCR BCR/ABL positivo e JAK 2 negativo; hematócrito 40,5%, hemoglobina 13,03g/dL; leucócitos em 37.670, sendo: 65% de neutrófilos, 3% de mielócitos, 4% de metamielócitos, 3% de bastões, 21% de linfócitos, 2% de monócitos, 2% de eosinófilos e 0% de basófilos; plaquetas 786.90. O caso apresenta Índice Sokal: 0,71 (baixo); Hasford: 8,26 (baixo); Eutos: 0,6324 (muito baixo); Eufos estimação de prognóstico: 0,1 (baixo); e Eutos 18 meses: 0 (baixo). Prescrição de Imatinibe 400mg ao dia.

Conclusões/Considerações finais

A suspeita de LMC através do hemograma evidenciando acentuada leucocitose com neutrofilia absoluta e presença de células jovens, hemácias normocíticas e normocrômicas e plaquetas aumentadas à visualização da lâmina foi confirmada com o Ph positivo. Então prescrito o Imatinibe, observou-se uma melhora significativa em um mês de tratamento, evidenciada pelo hemograma subsequente: hematócrito 36,7; hemoglobina 12; leucócitos 4400 com 54,1 de neutrófilos e plaquetas 359.000. O tratamento farmacológico com Imatinibe, um inibidor seletivo da tirosino-cinase e do gene BCR-ABL, induz a remissão hematológica e citogenética na LMC em fase blástica, em fase de transformação ou em fase crônica resistentes ou altamente intolerantes a IFN-α. O uso deste medicamento permitiu resultados consistentes e satisfatórios, com melhora clínica e laboratorial da doença em um curto período após o início do tratamento.

Palavras-chave

Leucemia mielóide crônica; Imatinibe

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Redentor - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Beatriz Bandoli Amorim, Julliah Fernandes Pereira, Ana Carolina da Costa Reis, Alcione Giraldo Alvarez Gonçalves