15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

INTOXICAÇÃO POR ÁGUA: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A hiponatremia é o distúrbio hidroeletrolítico mais comum em pacientes hospitalizados. Dentre as possíveis causas de desequilíbrio de sódio, pode-se citar a intoxicação hídrica.

Objetivos

Relatar caso de hiponatremia por excesso de ingesta hídrica.

Caso

Paciente ARFS, feminino, 18 anos, foi admitida em unidade hospitalar após ter sido encontrada em via pública com alteração do nível de consciência (Glasgow 13), apresentando vômitos e midríase. Logo após admissão, evoluiu com Glasgow 5 e foi submetida à intubação orotraqueal. A acompanhante relatou que a paciente foi visitar o esposo no presídio horas antes e este é usuário de drogas. Equipe assistente aventou a possibilidade de intoxicação. À admissão paciente apresentava sinais vitais estáveis, toques retal e vaginal sem achados e diurese abundante - aproximadamente 1 litro por hora nas 3 primeiras horas. Exames laboratoriais indicaram hiponatremia - sódio 115mEq/L – e creatinofosfoquinase (CPK) 1.970 U/L. Raio x de abdome e tomografia de crânio dentro dos parâmetros de normalidade. Teste de drogas de abuso indetectável para todas as substâncias testadas. À endoscopia digestiva alta: presença de corpos estranhos em estômago e duodeno. Paciente foi submetida à cirurgia do aparelho digestivo, 6 horas após a admissão, na qual foram encontrados 5 invólucros de látex contendo pó branco, sem sinais de ruptura, sugestivos de cocaína. Paciente manteve-se internada na unidade, evoluindo com melhora dos parâmetros clínicos e laboratoriais, extubada com sucesso 7 dias após a cirurgia. A mesma recebeu alta 14 dias após a admissão, com dosagem de sódio de 137 mEq e CPK 600, assintomática. Equipe tentou elucidar história da ingesta durante a internação, sem sucesso, mas manteve hipótese de que o excesso de ingesta hídrica foi uma tentativa de eliminar os pacotes ingeridos.

Conclusões/Considerações finais

A intoxicação hídrica pode levar ao quadro de hiponatremia dilucional. A redução dos níveis séricos de sódio é capaz de desencadear manifestações neurológicas – convulsões, rebaixamento do nível de consciência –, devido ao edema cerebral, podendo levar ao óbito. Por sua potencial gravidade, quadros de hiponatremia precisam ser manejados com cautela e a possibilidade de intoxicação sempre deve ser considerada.

Palavras-chave

hiponatremia, intoxicação hídrica, toxicologia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Bruna Souza Marques, Maísa Maria Spagnol Trento, Jardel Jacinto