15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A relevância do teste de acuidade visual como medida preventiva em crianças de escolas públicas

Fundamentação/Introdução

O Projeto Olhar Brasil propõe-se a atuar na identificação precoce e correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública. Diante disso, a disciplina de Interação Comunitária da Fundação Universidade Regional de Blumenau, no segundo semestre de 2017, possibilitou aos acadêmicos a percepção da importância de se efetuar tal ação na praxe de escolas de Blumenau em crianças com possíveis sinais de agravos à saúde óptica, que impossibilitam um efetivo progresso educacional e melhor qualidade de vida.

Objetivos

Demonstrar o valor do reconhecimento antecipado de crianças que possuem mostras de irregularidade na saúde visual que podem conferir menores chances de efetividade do processo de ensino/aprendizagem, levando-os ao desinteresse, e consequentemente à evasão escolar.

Delineamento e Métodos

Os acadêmicos foram inseridos na rotina de trabalho da ESF Armando Odebrecht colaborando na aplicação da triagem de acuidade visual em uma escola localizada na área de abrangência da ESF. As crianças foram submetidas ao teste simples utilizando a escala de sinais de Snellen. Assim, as que apresentavam dificuldades na execução e relatavam queixas, eram selecionadas e encaminhadas junto a direção, informando pais e responsáveis, que tendo o apoio da rede pública de saúde, daria continuidade a uma consulta oftalmológica.

Resultados

A experiência possibilitou aos discentes do curso de medicina a assimilação da relevância do teste de acuidade visual nas redes de ensino, propiciando, condições adequadas para um desenvolvimento sócio educacional completo, além de fomentar as relações intersetoriais de promoção de saúde e prevenção de agravos entre estudantes de cursos da área da saúde, Agentes Comunitários de Saúde, escolas e familiares.

Conclusões/Considerações finais

A participação dos universitários beneficiou uma análise das campanhas para a detecção e prevenção de distúrbios visuais em alunos matriculados em uma escola pública, cujo objetivo principal é proporcionar à criança condições de atingir prosperidade do seu potencial e acima de tudo, o seu bem-estar.

Palavras-chave

acuidade visual; identificação; irregularidade

Área

Clínica Médica

Autores

Larissa Caroline Chiste, Beatriz Pereira Lopes, Cecilia Lucca Demarco, Iolanda Screpec, Luana Valle Bispo