15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Análise do panorama da hanseníase e de suas sequelas no contexto brasileiro

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: Hanseníase é uma infecção altamente contagiosa provocada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que figura como a principal causa de neuropatia periférica do hemisfério sul.

Objetivos

. Objetivos: Analisar o número de casos de hanseníase e de suas sequelas, de forma a verificar as populações mais suscetíveis à infecção e ao desenvolvimento das incapacidades decorrentes desta.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Estudo prospectivo com base em dados do DATASUS, no período de 2014 a 2018, referentes ao número de internações hospitalares em decorrência da hanseníase e, posteriormente, das suas sequelas, segundo critérios por região e por sexo.

Resultados

Resultados: Observa-se que a região com maior número de internações hospitalares por casos de hanseníase foi o Nordeste, com 5614 internações (32,44% do total). A região Norte, por sua vez, apresentou o menor número, com 1521 internações (8,79% do total). A despeito disso, o maior número de internações hospitalares em decorrência das sequelas dessa infecção foi apresentado pela região Norte, com 1386 casos (34,46% do total), o que representa 91,1% do número de internações pela hanseníase na mesma região. Ademais analisando-se o número de internações hospitalares por casos de hanseníase, segundo critério de sexo, 11.284 (65,20% do total) são homens, número que suplanta em 87,41% o de internação de mulheres, que é de 6021(34,79% do total) internações. Entretanto, essa diferença reduz considerando o número de internações por casos de sequelas de hanseníase, em que o número de internações de homens é de 2457, o qual é 56,99 % maior que o de internações de mulheres, que é de 1565.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões / Considerações Finais: A partir dos dados supracitados, conclui-se que os números apresentados pelo Nordeste e pelo Norte têm relevância estatística, o primeiro com o maior número de internações por casos de hanseníase e o segundo com uma taxa muito superior de internações por casos de sequelas à média nacional. Esse fato denota que o diagnóstico e o tratamento da hanseníase têm se dado tardiamente nessas regiões, uma vez que isso predispõe a transmissão dessa infecção e figura como a principal causa para o desenvolvimento das sequelas, referentes principalmente às incapacidades físicas nas mãos, pés e olhos. Além disso evidencia-se que a grande maioria dos indivíduos internados por casos de hanseníase são do sexo masculino, o que indica a necessidade de direcionamento das políticas de combate e de incentivo ao tratamento dessa enfermidade.

Palavras-chave

Hanseníase , infecção , sequelas , tratamento e internações

Área

Clínica Médica

Instituições

UFT - Tocantins - Brasil

Autores

Hugo Cavalcanti de Oliveira Melo, Brenda Cavalcanti de Oliveira Melo