15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: TUBERCULOSE ENDOBRÔNQUICA

Introdução/Fundamentos

A tuberculose endobrônquica (EBTB) é uma forma inabitual da tuberculose, sendo caracterizada como uma infecção tuberculosa traquebrônquica alveolar causada pelo M. tuberculosis, com provas histopatológicas e microbianas. O enfoque será em uma infecção com sintomatologia inespecífica, apresentando como seu principal sintoma a tosse crônica. Dessa forma, evidencia-se a dificuldade na execução do diagnóstico e a necessidade de exclusão de hipóteses diferencias dentro da evolução na prática clínica.

Objetivos

Alegar um caso raro de uma paciente feminina, branca, 77 anos, não tabagista e sem história previa de exposição ocupacional, com tosse produtiva crônica, achados clínicos inespecíficos e ausência de achados radiológicos alterados. Mostrando a inevitabilidade em aprimorar o raciocínio clínico frente a desafios diagnósticos.

Caso

Paciente portadora de tosse produtiva crônica há 14 anos com pequeno volume de escarro mucoide, pigarro com irritação na garganta, associada com quadro de obstrução nasal e coriza também mucoide, desencadeadas por alterações climáticas e contato com a poeira. Há 8 meses, o quadro intensificara tornando-se diário. Negara dispneia, dor torácica, emagrecimento ou febre. A paciente foi submetida ao tratamento para “tosse alérgica” com anti-histamínicos, sem melhora. Há 4 meses, com a persistência dos sintomas, foi realizado exame radiológico o qual não revelou alterações. No exame tomográfico de tórax, evidenciara-se uma lesão expansiva hilar direita medindo 2,6 centímetros no maior diâmetro, determinando uma obstrução parcial brônquica para o lobo médio direito com atelectasia do mesmo.

Conclusões/Considerações finais

Nesse caso pode-se observar a importância da investigação e valoração das queixas semiológicas do paciente. Embora a tosse crônica seja um sintoma inespecífico e com inúmeras atribuições clinicas, é imprescindível inclui-la em hipóteses diferenciais e ampliar a abordagem diagnostica frente ao paciente e sua doença.

Palavras-chave

tuberculose endobrônquica; tosse crônica produtiva;

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Franciscana - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Mariana Paris Ronchi, Mariana Donadel Padilha, Luiza Costa da Silva, Julio César Sarturi