15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico trimestral de tentativas de suicídio no município de Mineiros – Goiás

Fundamentação/Introdução

A saúde mental tem se tornado um problema de saúde pública quando associado às tentativas de suicídio. Esta perturbação acomete todas as faixas etárias, com maior prevalência entre 15 e 34 anos, e ambos os sexo. Este ato é tido como doença de notificação compulsória, porém acredita-se que somente 1 a cada 4 acontecimentos é registrado adequadamente. Em concomitância à experiência anterior de provocar a própria morte as taxas de suicídios são crescentes, aumentando de acordo com o número de tentativas. A Organização Mundial de Saúde pontua dados que aproximadamente 800 mil pessoas cometeram suicídios em 2016, sendo que os indivíduos do sexo masculino são mais propensos a cometerem tal ato. No Brasil entre 2011 e 2015 foram registrados 55.649 óbitos. Na análise da incidência por sexo os estudos afirmam a maior tentativa de suicídio pelo sexo feminino.

Objetivos

Análise da incidência de tentativas de suicídios e atos concretizados no município, além do estudo do perfil de indivíduos acometidos, observando idade, sexo e meios utilizados.

Delineamento e Métodos

Estudo quantitativo e qualitativo através da coleta do banco de informações da Secretaria Municipal de Saúde e vigilância epidemiológica do Município de Mineiros – GO em torno das tentativas de suicídio e atos concretizados notificados no primeiro trimestre de 2019.

Resultados

No período dos meses analisados 15 pessoas tentaram suicidar, sendo 73,33 % (11) eram mulheres e 26.67 % (4) do sexo masculino. Quanto aos meios utilizados são listados em ordem decrescente de prevalência a ingesta de medicamentos, automutilação, produtos agrícolas como veneno e enforcamento com corda. Os casos notificados de suicídios totalizaram 4, acometendo mais homens do que mulheres, 3 e 1 casos, respectivamente.

Conclusões/Considerações finais

Apesar dos estudos relatarem subnotificações a incidência é alta e têm aumentado. Por meio da análise dos dados é possível reforçar as estatísticas nacionais de maior incidência de tentativas de suicídio entre as mulheres e mortalidade no sexo masculino.

Palavras-chave

Tentativa de suicídio. Epidemiologia. Saúde pública.

Área

Clínica Médica

Autores

Juliana Andrade Queiroz, Marina Ressiore Batista, Vinicius Araujo Amaral, Guilherme Leão da Silva, Adario Dantas Carneiro