15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Malária vivax complicada em região amazônica: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: A malária é reconhecida, a nível mundial, como um grande problema de saúde pública em países tropicais, devido ao seu elevado índice de morbimortalidade. Este estudo trata-se de um relato de caso de paciente portador de malária por Plasmodium vivax, internado no Hospital Cemetron, em Porto Velho - RO, o qual evoluiu com complicações.

Objetivos

OBJETIVOS: Salientar a incidência de formas graves da parasitose causada por P. vivax, visto que esta, se comparada à malária falciparum, raramente evolui com complicações severas, tais como insuficiência renal.

Caso

R.R., masculino, 40 anos, motorista, residente e procedente de Porto Velho - RO, com história de febre intermitente vespertina, acompanhada de calafrios, náuseas, cefaleia e icterícia. À admissão, a parasitemia foi quantificada em ++++/4, por pesquisa em gota espessa e, nos demais exames laboratoriais, foi achada importante plaquetopenia e aumento das transaminases. Foi iniciado tratamento com cloroquina e primaquina, porém o paciente evoluiu com piora do quadro de plaquetopenia e piora da função renal. A terapêutica foi substituída por artesunato, o que proporcionou rápida melhora do quadro geral e alta hospitalar em 2 dias.

Conclusões/Considerações finais

É de extrema importância que o diagnóstico e terapêutica adequados da malária sejam precoces, a fim de minimizar ou evitar possíveis complicações para o paciente.

Palavras-chave

malária grave; complicações; plasmodium vivax; terapia anti-malárica; Amazônia.

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriella Antonia Braga de Oliveira, Halyna Shirley de Oliveira Leal