15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Endocardiomiofibrose Biventricular em Idosa: Relato de Caso

Introdução/Fundamentos

A endomiocardiofibrose é uma cardiomiopatia restritiva rara, caracterizada pela deposição de tecido fibroso no endocárdio e, em menor extensão, no miocárdio do ápice de um ou ambos os ventrículos, apresentando manifestações clínicas relacionadas às consequências do enchimento ventricular restritivo, incluindo insuficiência cardíada esquerda e direita. É tipicamente uma doença de jovens e sua patogênese é desconhecida, com várias teorias existentes e mortalidade estimada de 25% ao ano.

Objetivos

Este relato objetiva demonstrar um caso de endomiocardiofibrose biventricular em paciente de idade avançada, fato incomum em nosso meio.

Caso

M.V.S, sexo feminino, 67 anos, admitida no serviço com quadro de dispnéia progressiva, tosse e edema de membros inferiores há 6 meses. Apresentava Tomografia de tórax com derrame pericárdico volumoso e Ecocardiograma transtorácico que confirmou o derrame pericárdico, sem sinais de tamponamento, mas com dilatação de câmaras cardíacas direitas (Átrio Direito: 117 ml) e de átrio esquerdo. Durante investigação, foi evidenciado Hormônio Tireoestimulante (TSH): 19,5 microUI/mL e anticorpo Anti-peroxidase (anti-TPO): 1000 U/mL, porém, valores não tão significativos que justificassem o derrame volumoso secundário a quadro de hipotireoidismo. Fator Antinulear (FAN) não reagente e rastreio para tromboembolismo pulmonar negativo. Realizou Ressonância Magnética Cardíaca que evidenciou achados compatíveis com endomiocardiofibrose biventricular, sendo então concluído o diagnóstico.

Conclusões/Considerações finais

Este relato mostra que a Endomiocardiofibrose pode ocorrer mesmo em pacientes de idade avançada, demonstrando a importância do diagnóstico precoce, por ser uma patologia de grande morbimortalidade e com benefício limitado após tratamento cirúrgico, principalmente em casos avançados.

Palavras-chave

Endocardiomiofibrose ventricular; Cardiomiopatias; Idosos.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Miguel Arraes - Pernambuco - Brasil

Autores

Priscila Rodrigues de Paula, Cynthia Martins Sampaio Lacerda, Joyce Santana do Nascimento, Bianca Priscila Sales dos Santos, Poliana Silvestre Cordeiro, Mateus Coouto Tavares Feitosa