15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

EXPERIÊNCIA DO TRATAMENTO ENDOVASCULAR NO AVC AGUDO EM UM HOSPITAL PÚBLICO NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Fundamentação/Introdução

O acidente vascular encefálico (AVC) é a insuficiência no fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro. Pode ocorrer devido à falta de circulação provocada por obstrução de uma ou mais artérias ou por causa de um sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo. Seus principais sintomas incluem face assimétrica, astenia, cefaleia, disartria, e alteração no nível de consciência. Sua abordagem inicial tem como objetivos a minimização da lesão cerebral e o tratamento precoce das complicações clínicas associadas, sendo de grande relevância no manejo de todos os casos suspeitos dessa afecção. Sabemos que os AVC representam ainda, a primeira causa de morte e de incapacidade da população portuguesa e que as taxas de mortalidade são das mais altas a nível mundial.

Objetivos

Considerando a problemática que o AVE representa na saúde pública, o presente estudo objetivou descrever as características epidemiológicas e clínicas dos pacientes acometidos por AVE no hospital terciário Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado na grande João Pessoa, afim de contribuir para a prevenção, diagnóstico e tratamento da mesma.

Delineamento e Métodos

Foram recolhidos e analisados dados retrospectivos de pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico agudo tratados com trombectomia desde abril de 2018 a junho de 2019.

Resultados

No ano de 2018, foram realizadas 44 e 97 recanalizações de pacientes oriundos da emergência e internados, respectivamente, resultando em 141 procedimentos. Já em 2019, foram 53 e 117 intervenções na emergência e na clínica, totalizando 170 trombectomias. Apenas 9 dispositivos de revascularização foram dispensados.

Conclusões/Considerações finais

A trombectomia, quando indicada, deve ser feita de forma ampla e precocemente por apresentar boa eficácia e poucas contraindicações. No referido hospital, esse procedimento possui bons resultados, sendo utilizado de com segurança. Apesar de um grande número de AVCI, e do grande potencial do serviço que dispõe de equipe de Neurologia Vascular de plantão 24h, podemos observar que o número de procedimentos foi abaixo. Fato este que refletiu na mudança de postura de divulgação do serviço, mesmo que público, por parte dos gestores locais e da Secretaria Estadual de Saúde.

Palavras-chave

Acidente Vascular Cerebral; Trombectomia; Dispositivo de Revascularização

Área

Clínica Médica

Autores

Laís Soares Holanda, Sabrina Severo de Macedo Duarte, Paulo Antônio Farias Lucena, Moisés de Souza Lima, Ana Tereza Abreu Monteiro, Robson Prazeres de Lemos Segundo