15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

REPERCUSSÕES PULMONARES TARDIAS EM PACIENTE VÍTIMA DE TUBERCULOSE NA INFÂNCIA: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A tuberculose apresenta altos índices de morbidade e mortalidade, apresentando com maior frequência o tipo pulmonar, com capacidade de disseminar para outros tecidos e gerar sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e trazendo repercussões tardias ao individuo.

Objetivos

Descrever um caso de tuberculose contraído na infância, avaliando sequelas estruturais e comprometimento da funcionalidade e impacto na qualidade de vida do paciente.

Caso

Homem, 58 anos, raça negra, casado, internado em instituição hospitalar para tratamento de pneumonia bacteriana, com histórico de três internações nos últimos dois anos pelo mesmo motivo. Historia pregressa de tuberculose aos 15 anos de idade. A Radiografia do paciente apresenta redução volumétrica do pulmão esquerdo, o qual evidenciou, na incidência em perfil, infiltrado heterogêneo com lesões cistiformes de permeio e velamento na base do hemotorax esquerdo. A bronquiectasia é consequência do processo inflamatório dos brônquios e tecido pulmonar adjacente. O paciente passou a apresentar dispnéia, hemoptise e constantes infeções por pneumonia. A tomografia mostrou assimetria torácica, redução volumétrica pulmonar à esquerda e totalmente ocupado por formações císticas, paredes grossas e que se comunicam entre si e com brônquios principais. Espirometria com distúrbio ventilatório restritivo grave. Radiografia e Tomografia de tórax compatíveis com alterações pulmonares de infecção prévia de tuberculose. Espirometria prévia, com distúrbio obstrutivo grave. Após tratamento com cefepime e meropenem, recebeu alta no 12º dia de internação. Paciente apresenta sequelas de tuberculose com comprometimento tardio na qualidade de vida, com dificuldades nas atividades cotidianas, estando aposentado em consequência das sequelas adquiridas com a doença. Este trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa.

Conclusões/Considerações finais

A tuberculose tem capacidade de infectar e modificar tecidos no corpo, levando à sequelas na via aérea, parênquima pulmonar, sistema vascular, espaço pleural e mediastinal. Essas sequelas ao longo da vida podem limitar o paciente. Destaca-se a importância do diagnóstico e tratamento rápido e eficaz após a manifestação dos sintomas, sendo a principal forma de evitar-se ou minimizar sequelas. A melhoria nas condições de vida dos acometidos, relaciona-se aos recursos, motivação do paciente e atuação da equipe medica, com conhecimento para introduzir a propedêutica e ações necessárias.

Palavras-chave

Tuberculose. Sequelas. Complicações.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Unidas do Norte de Minas - Minas Gerais - Brasil

Autores

JHONATAN RODRIGUES SILVA, ANDRE GUILHERME SOUZA, SAMARA APARECIDA MARTINS DIAS SILVA, IGOR ZIANK REIS AZEVEDO, CLAUDIOJANES REIS, GIOVANNE GUILHERME COUTINHO CANELA