15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Cuidados Paliativos x Serviços de Urgência e Emergência: uma revisão de literatura.

Fundamentação/Introdução

Os Cuidados Paliativos (CP) objetivam melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos por moléstias incuráveis, com prognóstico limitado, através de medidas de alívio da dor associadas ao manejo psicossocial, a fim de considerar a morte como um processo natural. Em contrapartida, os Serviços de Urgência e Emergência (SUE) destinam-se às intervenções em pacientes que apresentam condições mais críticas e agudas, visto que apenas prolongam a sobrevida destes a qualquer custo, fato que torna os procedimentos de CP e SUE paradoxais.

Objetivos

Objetiva-se identificar as dificuldades da abordagem de pacientes em cuidados de fim de vida nos SUE, em relação ao tratamento e a natureza de atendimento.

Delineamento e Métodos

O método utilizado foi revisão de literatura através das bases de dados PubMed, LILACS e BVS a partir dos descritores “cuidados paliativos”, “urgência”, “emergência” e “tratamento”.

Resultados

Observou-se que tanto os CP quanto os SUE são baseados em um trabalho multiprofissional contínuo. Contudo, as condutas paliativas promovem o alívio da dor e de outros sintomas, considerando os aspectos psicológicos e espirituais do paciente e seus familiares, diferente dos atendimentos emergenciais que têm como foco a doença, a prestação de cuidados emergências de saúde e o aumento da sobrevida do paciente. Tais divergências dificultam a harmonização desses setores quando atuam juntos, o que suscita medidas de integração de CP ao SUE. Estudos revelam barreiras para a integridade dessas áreas, como o receio dos profissionais de saúde que atuam em emergência quanto a consequências legais caso não realizadas algumas intervenções, falta de acesso ao histórico médico do paciente, fragilidade da relação médico-paciente e insegurança para lidar com as emoções do paciente e seus familiares devido a inexperiência com os principais objetivos dos CP. Além disso, pesquisas apontam a importância da formação de uma equipe interdisciplinar experiente em CP, mas que atue em unidades de urgência, para evitar procedimentos ou tratamentos desnecessários ao paciente paliativo.

Conclusões/Considerações finais

A abordagem de pacientes em cuidados paliativos nos SUE importa em grandes dificuldades para os profissionais de saúde durante a tomada de decisões emergenciais, fato que gera danos reflexos aos próprios enfermos. Por isso, reconhece-se a necessidade de se aprimorar os estudos relacionados aos cuidados de fim de vida, objetivando fornecer um atendimento de maior qualidade e efetividade aos pacientes que se encontram em cuidados paliativos nos SUE.

Palavras-chave

Cuidados paliativos; Urgência e Emergência; Atendimento multidisciplinar.

Área

Clínica Médica

Autores

Isabelle Bolfe, Nayara Douat Hannegraf, Renato Dalmagro, Priscilla Dal Pra Campos, Tatiana Rosa Ogata Nakagawa