Dados do Trabalho
Título
Ações extensionistas na qualidade de vida do paciente hemodialítico.
Fundamentação/Introdução
Pessoas com Doença Renal Crônica (DRC) vivenciam a experiência única de frequentar sessões de hemodiálise (HD), o que implica em mudanças no modo de ver a vida e no convívio social.
Objetivos
O objetivo foi avaliar alguns índices de qualidade de vida (QV) em hemodialíticos acompanhados por alunos extensionistas.
Delineamento e Métodos
Estudo observacional, quanti/qualitativo aprovado pelo Comitê de Ética (nº 2.749.23). Foram aplicados dois questionários: (1) “Kidney Disease and Quality of Life” (KDQOL-SFTM 1.3) observando as dimensões “satisfação do doente”, “encorajamento do pessoal de diálise” e “sintomas e problemas”. Os resultados foram classificados em escores que indicam baixa QV quando estão abaixo de 60%. (2) Avaliou-se sexo, intercorrências pós-HD, grau de satisfação do paciente com o setor de HD perante as ações dos alunos do Projeto de Extensão “Posso Ajudar? – Relações de cuidado no acolhimento” (HU) e perante os serviços de um HU.
Resultados
Foram abordados todos os 28 pacientes com DRC que estavam em HD em um HU sendo, 20 (71,43%) homens e 8 (28, 57%) mulheres. O questionário 1 mostra que as dimensões “satisfação do doente” e “encorajamento do pessoal de diálise” apresentaram altos escores, com 91,66% e 84,13%, respectivamente, o que reflete boa QV e qualidade do serviço. A dimensão “sintomas e problemas” que determina o grau de incômodo do paciente com as complicações da HD apresentou escore médio de 67,92%, evidenciando que os pacientes não enxergam essa dimensão como grande empecilho para QV. O questionário 2 foi respondido por 16 (57,14%) pacientes que são acompanhados pelos alunos extensionistas e mostra que 6 (37,50%) pacientes afirmaram já ter acontecido alguma intercorrência: 4 (66,67%) desequilíbrio, 1(16,67%) fraqueza e tontura e 1(16,67%) extravasamento de sangue na fístula. O grau de satisfação com as atividades realizadas pelos alunos extensionistas e os serviços do HU, foram respectivamente: 68,75% e 85,71% para “muito satisfeitos’’, 25% e 14,3% para “satisfeitos” e 6,25% e 0% para “regularmente satisfeitos”.
Conclusões/Considerações finais
Os pacientes se sentem encorajados a realizar a HD, satisfeitos com os serviços e, não se sentem tão incomodados com as intercorrências deste tratamento, mostrando uma boa QV nestas dimensões. As ações extensionistas desenvolvem o vínculo aluno/paciente uma vez que este último se sente satisfeito e acolhido perante as intercorrências da hemodiálise.
Palavras-chave
qualidade de vida
extensão
hemodiálise
Área
Clínica Médica
Autores
Lorena Santos Pereira, Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu, Gabriela Silva Morais, Maria Isabella Lima Irias, Lidiane Monick Alves Martins