15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Hemangiomatose capilar pulmonar e tuberculose: uma rara associação

Fundamentação/Introdução

Hemangiomatose capilar pulmonar é uma condição extremamente rara que ocorre devido a hiperproliferação multifocal de capilares acometendo paredes alveolares, septos interlobares, peribrônquicos e pleurais, além de hipertrofia da musculatura das arteríolas pulmonares e espessamento da camada íntima, sendo considerada por alguns autores como uma neoplasia de baixo grau. Normalmente pode manifestar-se com fadiga, tosse crônica, dispneia e hemoptise. Até o momento não apresenta qualquer terapia farmacológica curativa, necessitando por vezes de transplante pulmonar e cardíaco.

Objetivos

Relatar rara associação entre hemangiomatose capilar pulmonar e tuberculose pulmonar.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um caso de uma paciente jovem, previamente hígida, admitida para investigação de dor precordial do tipo ventilatório dependente, associada a dispneia aos mínimos esforços e tosse.

Resultados

Na avaliação do quadro, foi submetida a tomografia de tórax que evidenciou múltiplas lesões nodulares bilaterais de topografia predominantemente subpleural. Realizada biópsia pulmonar à céu aberto com laudo anatomopatológico evidenciando intensa proliferação capilar com fibrose fina, compatível com hemangiomatose capilar pulmonar. Objetivando exclusão de possíveis diagnósticos diferenciais, material foi enviado para pesquisa de tuberculose através do método molecular com base em reação em cadeia pela polimerase (PCR) para pesquisa de DNA do Micobacterium tuberculosis que apresentou resultado positivo. Diante do contexto epidemiológico na qual paciente estava inserida assim como teste molecular positivo, optado por iniciar tratamento para tuberculose, com posterior melhora clínica após início de terapêutica. Atualmente já finalizado esquema proposto, vem mantendo padrão tomográfico estável, sem aparecimento de novas lesões e sem novas queixas.

Conclusões/Considerações finais

Hemangiomatose capilar pulmonar é uma condição rara que por vezes tem o diagnóstico retardado devido à baixa incidência. Descrevemos neste caso, uma ainda mais rara associação com tuberculose pulmonar como fator etiológico primário, em que paciente evolui bem até o presente momento após tratamento com drogas antituberculosas.

Palavras-chave

Hemangiomatose capilar pulmonar; Tuberculose pulmonar;

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) - Pernambuco - Brasil

Autores

Carlos Eduardo Lopes Tavares de Melo, Bruna de Aragão Andrade Lima Tavares de Melo, Ana Claudia Conrado de Oliveira