15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Medicina Paliativa na educação médica: um mapeamento das universidades da região sul do Brasil

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução
Todos os profissionais da área da saúde irão se deparar com pacientes com doenças incuráveis e ameaçadoras da vida. Apesar disso, no contexto da formação em Medicina, o assunto “Cuidados Paliativos” ainda é pouco abordado, aparecendo, na maioria das vezes, apenas como um breve tópico inserido em outras disciplinas. Diante disso e da escassez de dados, destaca-se a importância de conhecer a realidade do ensino de Cuidados Paliativos nas faculdades de Medicina da região sul do país.

Objetivos

Objetivos
Identificar as atividades curriculares (disciplinas), bem como extracurriculares (ligas acadêmicas/grupo de estudos) sobre a temática de Medicina Paliativa existentes nas faculdades de Medicina dos estados Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, cujo método baseou-se, primeiramente, na identificação das Universidades da região sul que ofertam o curso de Medicina, seguido por pesquisa em sites e redes sociais das faculdades, bem como contato com os graduandos de Medicina dessas instituições, com a finalidade de avaliar a oferta de disciplina e atividades extracurriculares sobre o tema. O critério de exclusão utilizado foi a ausência de informações através da busca.

Resultados

Resultados
Dentre os 57 cursos de Medicina existentes na região sul do Brasil, 43 fizeram parte desse estudo, gerando uma cobertura de 75%. Dos cursos analisados, 40% (n=17) apresentam liga acadêmica ou grupo de estudos sobre a temática. Apenas 07 apresentam a disciplina, sendo em 03 delas optativa e em 04, obrigatória. O PR foi o estado que apresentou a maior taxa de cursos com disciplina obrigatória ou optativa (44%), seguido pelo RS (10%); SC apresentou 8%. A Universidade Federal do PR é a única universidade pública a ofertar a disciplina de Cuidados Paliativos. É importante ressaltar que a Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (RS) foi a primeira do Brasil a incluir na sua grade curricular obrigatória a disciplina de Medicina Paliativa, em 2004.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais
É notável a escassez da promoção de conhecimento, por parte da maioria das universidades da região sul do país, em Medicina Paliativa. É de suma importância, portanto, apoiar as iniciativas discentes, além de reivindicar uma readequação curricular que promova uma maior abordagem do tema, em virtude do desequilíbrio entre demanda por parte dos estudantes e oferta institucional acerca dos Cuidados Paliativos.

Palavras-chave

Medicina Paliativa; Cuidados Paliativos; Educação Médica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. – HU-FURG/EBSERH - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Laura Barbon Dalmoro, Lara Carolina Peixoto Quiche, Nara Rodrigues Fernandes, Ana Clara Arantes Gonçalves, Vanessa Pellegrini Fernandes