15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do Tratamento e da Prevenção de Lesões Cutâneas na Atenção Primária em um Grupo de Saúde Verticalizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Fundamentação/Introdução

A partir da descrição da associação entre aparecimento de lesões cutâneas e maior risco de eventos adversos como internações prolongadas, osteomielite e sepses cutâneas com desdobramento em amputações; o interesse na avaliação dos fatores de prevenção e tratamento eficaz imediato tem se tornado evidente. Estabelecer protocolos na atenção primária de atendimento com equipe multidisciplinar estariam entre importantes fatores a serem estudados e disseminados para os profissionais de saúde.

Objetivos

No presente estudo, pretendemos avaliar a associação entre a evolução da lesão cutânea com desdobramento em internação hospitalar e amputação de membros.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo prospectivo com uma amostra de conveniência de pacientes, de ambos os sexos, com Lesões Cutâneas acompanhados ambulatorialmente e preenchendo critérios de inclusão. O acompanhamento desses pacientes será realizado ao longo da evolução da patologia. Para a inclusão os pacientes deveriam apresentar lesão cutânea em qualquer área de acometimento. Avaliados os seguintes critérios para curativos sequenciados: dor, edema, pulso, área, profundidade, leito da ferida, características da pele, exsudato e risco de desenvolver infecções. Nenhum paciente poderia apresentar sinais de Sepse Cutânea ou sinais de alarme para intervenção cirúrgica imediata. No presente estudo, pretendemos avaliar a associação do bom prognóstico das lesões cutâneas frente ao atendimento precoce.

Resultados

Os resultados preliminares obtidos a partir da análise de 16 pacientes mostraram que todas as lesões tratadas foram efetivamente solucionadas sem internação e sem eventos adversos. Dados comparáveis quanto à idade, Índice de Massa Corporal e comorbidades como Diabetes e Hipertensão Arterial Primária evidenciaram tempos de tratamentos diferentes.

Conclusões/Considerações finais

Os resultados preliminares apontam para uma relação entre bom prognóstico da Lesão Cutânea quando acompanhado de forma eficaz, rápida e contínua com Equipe Multidisciplinar a nível ambulatorial de atenção primária porém com necessidade de se aumentar o tamanho amostral para confirmação bem como de seguir o estudo prospectivo para comprovação da relação causa-efeito.

Palavras-chave

LESÕES CUTÂNEAS
ATENÇÃO PRIMÁRIA
PROGNÓSTICO
MULTIDISCIPLINAR
CAUSA-EFEITO

Área

Clínica Médica

Instituições

CEMERU GRUPO DE SAÚDE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MILENA TAUIL AUAD NORONHA DOS SANTOS, PATRICIA SODRÉ DE OLIVEIRA, MARTHA CAMPOS, VANIA BERALDO, LUCIANA BEZERRA, LEILIAN FERREIRA DA SILVA