15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PROFILAXIA DE ÚLCERAS GÁSTRICAS: É NECESSÁRIA EM TODOS OS PACIENTES HOSPITALIZADOS?

Fundamentação/Introdução

Pacientes hospitalizados apresentam risco elevado de desenvolver úlceras de estresse gastrintestinal, sendo esta considerada uma complicação da doença crítica e envolve mecanismos fisiopatológicos complexos. Antiácidos e antiulcerosos de classes distintas são utilizados rotineiramente em pacientes internados com finalidade de prevenir lesões da mucosa gastrintestinal e suas complicações. Entretanto, o uso indiscriminado deste tipo de profilaxia em todos os pacientes provoca potenciais efeitos adversos.

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo determinar as principais indicações do uso da profilaxia de úlceras gástricas em pacientes hospitalizados de acordo com as atuais evidências cientificas; Descrever as principais complicações do uso indiscriminado da profilaxia, como também, indicar alternativas eficazes ao uso de antiácidos e antiulcerosos para prevenir úlceras gástricas.

Delineamento e Métodos

: Utilizou-se a revisão de literatura como método de pesquisa, sendo selecionados artigos escritos em inglês e português, publicados entre 2010 e 2019, que evidenciam as indicações da profilaxia de úlceras por estresse em pacientes hospitalizados. A busca foi realizada nas bases de dados PUBMED, LILACS, BIREME e SciELO.

Resultados

As principais indicações encontradas nos estudos foram a presença de coagulopatia, insuficiência respiratória, lesão cerebral traumática, sepse, insuficiência renal com necessidade de terapia de substituição renal, insuficiência hepática crônica e terapia com glicocorticoides. Além disso, ensaios clínicos randomizados demonstraram que o uso indiscriminado de antiácidos e antiulcerosos está associado a várias complicações, como colite por Clostridium difficile, pneumonia e colonização das vias aéreas superiores por bactérias Gram-negativas. Outros trabalhos científicos demonstram a nutrição enteral e o uso de probióticos como a alternativa eficaz para prevenir a lesão da mucosa gástrica relacionada ao estresse.

Conclusões/Considerações finais

Esta revisão possui relevância clínica, epidemiológica e econômica no tocante que apresenta as indicações consolidadas do uso da profilaxia de úlceras gástricas em pacientes internados em unidades hospitalares, suas complicações e alternativas. Além disso, a aplicabilidade das evidências destacadas favorece a redução de taxas de morbidade e mortalidade associadas a terapia profilática, como também, redução os custos financeiros em consequência da utilização restrita de antiulcerosos.

Palavras-chave

Úlcera; Antiulcerosos; Prevenção de doenças;

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil

Autores

Dhayse Santos Freitas , Karolyne Sanny Barros Araújo , Any Caroline Silva Alves , Elivia Carneiro Muniz , Isabel Palha Bulcão Teixeira Pereira, Eduarda Cavalcante Santana