15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Análise das manifestações hematológicas em pacientes com Síndrome de Sjögren primária e da sua associação com parâmetros clínicos e laboratoriais da doença

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença inflamatória sistêmica autoimune marcada por aumento da atividade linfocitária humoral. Anormalidades hematológicas e desenvolvimento de doenças linfoproliferativas podem cursar com essa condição.

Objetivos

Objetivos: Determinar a frequência das manifestações hematológicas em pacientes com SS, e avaliar a sua associação com as manifestações clínicas e laboratoriais da doença.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Estudo observacional retrospectivo que incluiu 174 pacientes com SS, do período entre janeiro de 2000 e dezembro de 2017, realizado em dois centros especializados no tratamento de doenças reumáticas. Os dados foram analisados por meio do programa SPSS 18.0, utilizando o teste do qui-quadrado (x2) para variáveis qualitativas e o teste t de Student para variáveis quantitativas, com significância de p ≤ 0,05. A medida de associação utilizada foi a Razão de Prevalência (RP) com Intervalo de Confiança (IC 95%).

Resultados

Resultados: Anormalidades hematológicas foram frequentes, sendo as mais presentes hipergamaglobulinemia (57.9%), seguidas por anemia (55.7%), de padrão predominantemente normocítico e normocrômico, e leucopenia (46.6%). Dentre os parâmetros clínicos e laboratoriais da doença, a presença de linfoma, positividade de anti-SSA/Ro e anti-SSB/La e elevação de β2-microglobulina foram associadas às alterações hematológicas, especialmente às citopenias. Linfoma não Hodgkin de células B ocorreu em 1,1% dos pacientes estudados.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Desordens hematológicas são comuns em pacientes com SS, especialmente citopenias e hipergamaglobulinemia, e associam-se à elevação de β2-microglobulina e à positividade de anti-SSA/Ro e anti-SSB/La. Esses achados sugerem que deve-se considerar SS uma possibilidade diagnóstica na avaliação de pacientes com citopenias e hipergamaglobulinemia de causa desconhecida, e recomenda-se que a investigação inicial inclua fator antinuclear (FAN), fator reumatoide (FR), e a pesquisa dos autoanticorpos anti-SSA/Ro e anti-SSB/La.

Palavras-chave

Síndrome de Sjögren; Citopenias; Manifestações Hematológicas; Anemia; Leucopenia; Trombocitopenia; Bicitopenia; Pancitopenia; Linfoma não Hodgkin

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Anne Beatrice Crema Reginatto, Matheus Nienkotter Tavares Kuhnen, Maria Aparecida Scottini, Monique Kowalski Schmitz, Letícia Dall'Oglio Whitaker, Ivanio Alves Pereira