15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇÃO MÉDICA: O CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO NA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA

Fundamentação/Introdução

No Brasil, o conceito de humanização na educação médica está voltado para a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores da saúde, dando mais autonomia e ampliando a capacidade de os pacientes transformarem a sua realidade, por meio da criação de vínculos solidários e participação coletiva nos processos de gestão e produção de saúde.

Objetivos

Compreender como a humanização na educação médica vem sendo abordada na literatura científica brasileira, buscando conhecer o conceito atribuído ao termo humanização.

Delineamento e Métodos

Estudo qualitativo com delineamento exploratório-descritivo desenvolvido por meio de uma revisão integrativa de literatura. A busca dos estudos ocorreu em agosto de 2018, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores: educação, educação médica, estudantes de medicina, humanização e humanização da assistência. Foi realizada a leitura dos títulos e resumos, aplicando os critérios de inclusão e exclusão e, posteriormente, a leitura superficial dos artigos selecionados. Para a análise, empregou-se a leitura minuciosa de todos os estudos selecionados para compor a revisão de modo a responder ao objetivo proposto no estudo.

Resultados

A partir da análise foram selecionados 42 estudos. Desses estudos, 64,28% (n=27) apresentam o conceito de humanização relacionado à escuta, empatia, vínculo, ambiência e comunicação, tendo assim, relação ao conceito de humanização presente, e assumido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, na Política Nacional de Humanização (PNH). Dos estudos que atribuem o conceito de humanização, condizente com o da PNH, 55,55% (n=15) definiram que a humanização na educação médica tem relação, especificamente, com a empatia. Também, 40,74% (n=11) enfatizam a escuta, comunicação e visão holística do indivíduo e outros 18,52% (n=5) acreditam ser importante criar vínculo com o paciente para que haja uma qualidade assistencial adequada. Ademais, três artigos mostram a necessidade da atenção à compaixão e outros três referem o acolhimento individual como um critério indispensável para a humanização.

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se que há formas polissêmicas de conceituar a humanização na educação médica na literatura brasileira, embora tenham o mesmo propósito: tornar os estudantes aptos a serem médicos mais humanos.

Palavras-chave

Estudantes de medicina, Humanização da assistência, Pesquisa.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó - Santa Catarina - Brasil

Autores

Alana Cristina Ferreira, Daniela Pedott Mezzalira, Bianca Joana Mattia Gollo, Carla Rosane Paz Arruda Teo