15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Título Mielodisplasia AREB-2: relato de caso.

Introdução/Fundamentos

Introdução
Mielodisplasia é um defeito clonal hematopoético, o diagnóstico é feito por hemograma, mielograma e biópsia de medula óssea. É idiopática, manifestada geralmente por fadiga, palidez e anemia. É tratada com transplante de células-tronco hematopoiéticas e quimioterapia.

Objetivos

Objetivos
Relata-se um caso de Mielodisplasia.

Caso

Caso
M.S.B. 76 anos, feminino, chegou à Unidade Básica de Saúde queixando-se de resfriado, fadiga, sensação de pernas pesadas, deambulação difícil e palidez. Hemograma: 2,95 erit., 9,9 hemoglobina (Hb), 1.750 leuc., 1 bast., 23 segm. e 81.000 plaq.
Encaminhada ao ambulatório de hematologia, a imunofenotipagem por citometria de fluxo mostrou 10,2% de células imaturas (CD34+) de linhagem mielóide (CD13+ CD33+ CD117+) com alterações fenotípicas; expressão de CD2, CD25 e TDT em parte da população; granulócitos em vários estágios de diferenciação, com retardo maturativo (17% maduros CD16+); alterações fenotípicas: hipogranulação; padrão alterado CD13XCD11B; monócitos em vários estágios de diferenciação sendo 36% maduros (CD14+ IREM-2+); linfócitos B (CD19+) maduros (CD45++). Não foram observadas hematogônias e sugeriu-se que os achados de alterações fenotípicas correlacionados aos dados clínicos e laboratoriais eram sugestivos de Mielodisplasia/AREB-2.
A biópsia de medula óssea foi inespecífica. Relação mielóide/eritróide: cerca de 1/2. A população eritróide mostrou maturação normoblástica e vários agregados de células com características imaturas. A população mielóide mostrou maturação granulocítica muito reduzida, não havendo predomínio de células imaturas. Os linfócitos foram representados por pequenos agregados.
A conduta: vitaminas, transfusões e Noripurum 1cp/dia não foi aderida pela paciente, que piorou retornando ao Hospital quando julgava urgente. Hemograma de julho/19: 1,35 erit., 4,90 Hb, 1.300 leuc., 2,0 bast., 8,0 segm. e 6 plaq., E diante disso, além das transfusões, está fazendo uso de 1 cp de levofloxacino 500mg/dia, 1 cp de fluconazol 150mg/dia e 2 cp 200mg de de aciclovir 12/12h.
No dia 22/07/19 apresentou-se em bom estado geral.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão
A falta de especificidade clínica é frequente em pacientes com síndromes mielodisplásicas com citopenias, ressaltando-se a importância de estudar cada paciente, em associação com os fatores desencadeantes, a fim de diagnosticar a mielodisplasia em tempo adequado.

Palavras-chave

Anemia, pancitopenia, síndromes mielodisplásicas.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz - Paraná - Brasil

Autores

Mirela Sehn, Jéssica Vencatto Senem, Larissa Kerr de Araujo Sodré, Antônio Marcos Weschenfelder Duarte