15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ANTI CCP EM PACIENTES COM ARTRITE PSORIÁTICA: UM ESTUDO EM 39 PACIENTES

Fundamentação/Introdução

A psoríase é uma doença inflamatória crônica de base genética e imuno-mediada, que apresenta polimorfismo clínico e caracteriza-se pela presença de placas eritemato descamativas na pele e comprometimento articular. O diagnóstico é eminentemente clínico, porém existe a descrição de que a positividade do anticorpo antipeptídeo cíclico citrulinado (anti-CCP) pode predizer a gravidade da doença e/ou a associação com artrite psoriática, que é uma disfunção articular de caráter inflamatório, soronegativa, pertencente ao grupo das espondiloartropatias.

Objetivos

Verificar a prevalência do anti-CCP e comparar o perfil clínico-epidemiológico em pacientes com artrite psoriática.

Delineamento e Métodos

Tratou-se de um estudo observacional, transversal e analítico que envolveu a quantificação de escores que avaliam a extensão e gravidade das lesões de pele, a avaliação da qualidade de vida por meio da aplicação do questionário SF-12, a coleta de sangue com posterior pesquisa do anti-CCP, por ELISA, e a busca de dados clínicos por revisão de prontuários, em 39 pacientes de um hospital terciário de Curitiba diagnosticados com artrite psoriática.

Resultados

A amostra foi composta por pacientes de ambos os sexos, sendo 43.6% do gênero masculino e 56.4% feminino, na sua maioria caucasianos (82%). A prevalência do anti-CCP nos pacientes com artrite psoriática foi de 20.5%. A presença do anti-CCP não se associou com a presença de nenhuma das variáveis clínicas estudadas (todas com p=ns), nem com a qualidade de vida do paciente (seja física, seja mental) com p=0.51 e 0.41, respectivamente. Pacientes anti-CCP positivos mostraram uma tendência a apresentar maior atividade inflamatória (p=0,053).

Conclusões/Considerações finais

O perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com artrite psoriática mostrou similaridade de incidência entre os sexos e foi mais comum em caucasianos. A prevalência do anti-CCP nos pacientes com artrite psoriática foi de 20.5% e houve maior tendência à presença de atividade inflamatória nos pacientes com anticorpo positivo.

Palavras-chave

Psoríase; Artrite Psoriática; Anticorpo Antipeptídeo Cíclico citrulinado (anti-CCP), Qualidade de vida.

Área

Clínica Médica

Instituições

FEMPAR - Paraná - Brasil

Autores

CRISTIANE REGINA GRUBER, THELMA LAROCCA SKARE, RENATO NISIHARA, JULIANA SIMIONI, VINÍCIUS MAESTRI