15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

NÍVEIS SÉRICOS DE 25HIDROXI-VITAMINA D E DOENÇA RENAL DO DIABETES: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE

Fundamentação/Introdução

Investigações recentes têm demonstrado que o desenvolvimento de diabetes mellitus (DM) e suas complicações crônicas parecem ser inversamente proporcionais aos níveis de vitamina D [25 (OH) D]. A deficiência de 25 (OH) D tem sido sugerida como fator de risco para instalação e progressão da doença renal do diabetes (DRD), mas ainda existem divergências entre os estudos.

Objetivos

Identificar e analisar estudos publicados que avaliassem a associação entre a deficiência de 25 (OH) D e a presença de DRD.

Delineamento e Métodos

Revisão sistemática e metanálise conduzida e relatada de acordo com as Diretrizes do PRISMA. Artigos foram buscados de forma sistemática no período de março de 2018, com os seguintes termos MeSH no MEDLINE: (("Doença Renal do Diabetes’’ [MeSH]) AND ((“Nefropatia diabética’’ [MeSH]) AND ((Vitamina D [MeSH]) OR ((“colecalciferol’’ [MeSH]) AND ((“Ergocalciferol’’ [MeSH]) AND ((“Deficiência de vitamina D’’ [MeSH]); e EMBASE com os termos EmTree: “doença renal do diabetes” OR “nefropatia diabética” AND “vitamina D” AND “25(OH)D” OR “deficiência de vitamina D”. Todos os títulos e resumos foram revisados por dois revisores independentes (AD e VC) para verificar se os estudos preenchiam nossos critérios para serem elegíveis para análise. DRD foi definida como concentração de albumina na urina >30 mg/g e deficiência de vitamina D definida como <20 ng/mL. Empregaram-se os métodos de Mantel-Haenszel e Variância inversa utilizando-se o software R, com o pacote meta, e modelo de efeito randômico.

Resultados

Foram incluídos 11 estudos transversais, com um total de 3348 pacientes com DM tipo 1 e DM tipo 2. A qualidade dos estudos foi analisada através da Newcastle-Ottawa Scale e STROBE. Observou-se uma chance (OR) de albuminúria elevada de 2,40 (IC95% 1,93-2,98, i²=43% com p<0.001) em pacientes com deficiência de 25 (OH) D.

Conclusões/Considerações finais

Existe uma associação significativa entre hipovitaminose D e elevação da albuminúria em pacientes com DM; o delineamento transversal dos estudos não permite inferência causal, mas aponta para um novo possível biomarcador de risco para a DRD.

Palavras-chave

Diabetes mellitus tipo 2, Vitamina D, Doença Renal do Diabetes, 25 (OH) D, Excreção Urinária de Albumina.

Área

Clínica Médica

Autores

Letícia Guimarães da Silveira, Vitor da Agostim Cancelier, Gustavo Monteiro Escott, Angélica Dall’Agnol, Sandra Pinho Silveiro