15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico de múltiplas cardiopatias congênitas em gestante jovem durante o pré-natal

Introdução/Fundamentos

As doenças cardíacas são uma causa importante de morte materna em diversos países. Tanto as doenças adquiridas quanto as congênitas predispõem as mulheres e seus filhos a maiores riscos de eventos adversos, em especial durante a gestação e o parto.

Objetivos

Anunciar um relato de caso que combina condições cardíacas graves e ricas fisiopatologicamente em paciente gestante, reforçando a necessidade de semiologia de qualidade no atendimento às gestantes e investigação clínica profunda quando de sinais importantes.

Caso

Paciente T. R. S., 20 anos, previamente hígida, com hipertensão arterial sistêmica descoberta durante a gestação e diabetes mellitus gestacional. Em investigação no ambulatório de cardiologia, foram diagnosticadas as seguintes cardiopatias: coarctação da aorta ao nível do canal arterioso, comunicação interventricular, hipertrofia de ventrículo esquerdo, valva aórtica bicúspide, insuficiência aórtica grave e pré-excitação. Foi optado pela interrupção da gestação com 33 semanas e 1 dia, em 08 de junho de 2019, sob anestesia geral devido à piora na fração de ejeção e refluxo aórtico. Durante a cirurgia encontrava-se estável, mas, após clampeamento do cordão umbilical, apresentou pico hipertensivo de pressão arterial sistólica (PAS) de 220 mmHg. Ao exame físico observou-se sopro diastólico em foco aórtico com intensidade de 3 cruzes em 6, irradiando para fúrcula e carótidas, além do sinal de Quincke positivo. Foi também observado sopro em maquinaria em bordo esquerdo do esterno. Ambos mãe e bebê seguem em acompanhamento ambulatorial. Como conduta inicial, foi optado por Enalapril 10 mg a cada 12 horas, Clonidina (se a pressão estiver maior que 160/100 mmHg), evitar hipotensão de maneira a conter hipofluxo renal e encaminhamento cirúrgico para correção da coarctação de aorta.

Conclusões/Considerações finais

Estudos prévios descrevem a maior prevalência de complicações relacionadas ao parto em mães e neonatos, tais como prematuridade, baixo peso ao nascer, eclâmpsia e pré-eclâmpsia, em mulheres com múltiplas doenças cardíacas. Diversos autores sugerem que o diagnóstico precoce e tratamento destas condições pode evitar eventos adversos durante a gestação e/ou parto.

Palavras-chave

cardiopatias, gestante, coarctação de aorta, comunicação interventricular, cesárea

Área

Clínica Médica

Autores

Caroline Ahrens Ortolan, Natalia de Oliveira Heizen, Leonardo Krieger, Jürgen Beuther, Gustavo Lenci Marques