15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Sarcoma de Kaposi: relato de caso

Introdução/Fundamentos

O Sarcoma de Kaposi(SK), doença definidora da síndrome da imunodeficiência adquirida, caracteriza-se por uma proliferação neoplásica de células endoteliais, associado ao herpesvírus humano 8. Acomete principalmente pele e mucosas, porém pode ter envolvimento visceral. O diagnóstico é realizado através da biópsia das lesões, a qual demonstra, células fusiformes e células inflamatórias infiltradas. O tratamento depende da apresentação clínica e pode envolver a terapia antirretroviral (TARV) isolada ou associada a quimioterapia.

Objetivos

Definir e relatar um caso de Sarcoma de Kaposi associado ao HIV, explorando o diagnóstico diferencial de outras doenças com acometimento cutâneo e destacando a síndrome inflamatória da reconstituição imune.

Caso

Masculino, 53 anos, previamente hígido, motorista de carretas. Ex-tabagista e com relato de relações sexuais desprotegidas. Procurou pronto atendimento encaminhado por dermatologista para investigação de lesões de pele violáceas com 5 meses de evolução. Apresentava lesões do tipo pápulas eritematosas em tórax anterior que evoluíram com enduração e coloração violácea, sem prurido ou algia, de distribuição irregular em tórax, região inguinal e dorso; e lesões escurecidas em membros inferiores que tornaram-se descamativas e com sinais de infecção secundária, associadas à edema de membros inferiores, região genital, até a cintura abdominal. À admissão apresentava bom estado geral, com múltiplas lesões violáceas endurecidas como pápulas e placas em região de tronco, membros superiores e genital, sendo realizada biópsia. Durante a internação, confirmado sorologia positiva para HIV. À biópsia, as lesões eram compatíveis com SK. Iniciou-se então a TARV e investigação para avaliar acometimento visceral da doença. Realizada tomografia computadorizada de tórax, evidenciando derrame pleural bilateral, lesão infiltrativa nos hilos pulmonares e linfonodomegalia mediastinais. Durante esse período o paciente evoluiu com piora clínica da anasarca, dispneia progressiva e necessidade do uso de oxigênio. Realizada biópsia do linfonodo supraclavicular, com presença do Cryptococcus e iniciado tratamento com anfotericina. Paciente evolui com disfunção renal, associada a quadro de insuficiência respiratória e óbito.

Conclusões/Considerações finais

Relatou-se um caso de SK, doença oportunista em pacientes com HIV. Apresentou ainda síndrome inflamatória da reconstituição imune após início da TARV e prognóstico reservado devido à extensão da doença e quadro imunológico.

Palavras-chave

sarcoma de kaposi; sarcoma; aids; hiv; criptococcose

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

Guilherme Kriger, Anna Carolina Campos de Azevedo, Debora Forcellini, Rafael Rocha Novaes, Dalila Rodrigues, Ana Paula Spegiorin Surek