15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Fratura de processo odontoide: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Tamanha é a relevância das fraturas do processo odontoide em virtude dos frequentes traumas de alto impacto principalmente no politrauma. Apesar de significativo seu diagnóstico ainda é um desafio.

Objetivos

Reconhecer a necessidade de investigação de alterações em processo odontoide em traumas de alta energia a fim de realizar o diagnóstico precoce por meio de um relato de caso.

Caso

Paciente masculino, 25 anos, vítima de acidente automobilístico carro-anteparo. Trazido ao pronto atendimento pelo SAMU sem evidência de injúria após avaliação inicial, senão por escoriações superficiais em membros e queixa de dor cervical leve a moderada. Solicitado raio X que evidenciou fratura de processo odontoide em C2, diagnóstico confirmado por tomografia computadorizada e ressonância magnética. Após avaliação da equipe de neurocirurgia do hospital, foi realizada cirurgia de fixação anterior cervical de processo odontoide. Paciente recebeu alta poucos dias depois sem déficit neurológico.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico pode ser ocasional, visto que em muitos casos a dor pode ser leve e pouco relevante para o raciocínio diagnóstico, dessa forma, sua não identificação pode causar danos permanentes de complicações possivelmente evitáveis. Além disso, vários fatores corroboram para a dificuldade do seu reconhecimento tanto em aspecto clínico, operacional e profissional, portante é de extrema importância que essa patologia seja considerada na investigação diagnóstica.

Palavras-chave

Fratura, emergências, coluna vertebral

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Luisa Henning, Bruna Scheller Zuccoli, Bruno Ribeiro Zuccoli, Tayná Cristina da Silva, Maiara Pandolfo, Carolina da Silva Terragno